Histórico

Criado em 1975, o PPGA é um dos maiores e mais antigos programas de pós-graduação em Administração do Brasil, além de receber a nota máxima na avaliação da CAPES, nota 7 (sete), por três vezes consecutivas, nas avaliações trienais de 2007-2009 e de 2010-2012, bem como no quadriênio 2013-2016. Em razão desse desempenho, o PPGA atualmente faz parte do PROEX (Programas de Excelência da CAPES).

O PPGA é o programa de pós-graduação de modalidade acadêmica do Departamento de Administração da FEA. A FEA, por sua vez, é uma das 42 unidades de ensino e pesquisa da USP, universidade formada por 183 cursos de graduação e 239 programas de pós-graduação. A USP é também frequentemente citada como a melhor universidade da América Latina, segundo o Ranking Web of Universities (https://www.webometrics.info/en) e a US News (https://www.usnews.com/best-colleges).

Por conta de sua longa trajetória, o PPGA tem uma participação importante na história da Pós-Graduação da área. De sua criação até o ano de 2020, o PPGA formou 2.086 discentes (1.189 mestres e 839 doutores), O programa que mais formou mestres e doutores em Administração no Brasil.

Um marco histórico para o PPGA foi ter sido um dos oito programas de pós-graduação em Administração a fundar a ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) no ano de 1976, no ano seguinte à criação do programa. Além de ser um dos fundadores, o PPGA foi representado em posições de destaque nessa Associação, como presidência, diretoria, coordenação de Divisão, liderança de temas, entre outras.

Muitos anos antes, porém, é criado em 1947 um dos ícones do Departamento de Administração e do PPGA, a RAUSP Revista de Administração da USP (atualmente chamada RAUSP Management Journal), somente um ano depois da própria FEA ser criada em 1946. A RAUSP é o periódico científico mais antigo do Brasil na área de Administração. Mais tarde, docentes do PPGA passam e editorar a revista que, atualmente, é uma das mais importantes do Brasil. Em 1996, o PPGA cria mais um periódico para a divulgação da crescente produção acadêmica da área de Administração, o antigo Caderno de Pesquisas em Administração que, mais tarde, se tornaria a REGE Revista de Gestão. Posteriormente, em 2013, a antiga RAI Revista de Administração e Inovação, atualmente INMR Innovation & Management Review, é transferida para as mãos do Departamento de Administração. Há alguns anos, as três revistas passaram a ser publicadas por uma editora internacional, a Emerald, o que aumentou suas visibilidades internacionais.

Ainda como parte de sua política de apoio à divulgação científica, o PPGA cria, em 1996, o SemeAd Seminários em Administração, que acabou se tornando um dos maiores congressos da área de Administração do Brasil, atraindo alunos e pesquisadores de todas as regiões do país. Um dos grandes atrativos do SemeAd é a indicação dos melhores artigos para processos de análise e publicação em regime de fast-track, além de oferecer várias palestras com keynote speakers internacionais e business speakers do mercado não acadêmico. Também são organizados painéis de discussão sobre temas contemporâneos e relevantes para a área, consórcio doutoral para discussão de projetos de teses de doutorado, as chamadas sessões Sapiens (Sessões de Aprimoramento de Estudos Científicos), além, é claro, das sessões de apresentação de trabalhos dos congressistas.

Em 2018, docentes do PPGA criam o SciBiz Conference, evento que reúne participantes de diferentes origens como pesquisadores, estudantes, empreendedores, investidores, executivos e governo para criação de soluções e geração de oportunidades de negócio. Esse evento é formado por diferentes tipos de atividade, como painéis com dezenas de especialistas em suas áreas de atuação, keynote speakers internacionais, apresentação de startups, etc. Em última análise, a missão do SciBiz é “integrar pesquisadores, empreendedores e investidores; acelerando e escalando o processo de transformação da invenção em inovação”.

De certa forma, todas essas ações de divulgação científica, ligadas às revistas e congressos apoiados pelo PPGA, estão relacionadas à vocação do programa em desenvolver ações de solidariedade para com a comunidade científica na qual está inserido. Isso porque as revistas e congressos visam atender não apenas discentes e docentes do PPGA, mas principalmente o público externo à USP que acaba se tornando o principal beneficiário com suas publicações na RAUSP, na REGE, na INMR e trabalhos apresentados no SemeAd e no SciBiz.

Essa vocação relacionada à solidariedade também é manifestada nas ações de nucleação do PPGA. Nesse aspecto, destacam-se os projetos de DINTER (Doutorado Interinstitucional) desenvolvido junto à Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA, encerrado em 2014 com a titulação de 14 doutores, além do projeto Casadinho com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Pró-Administração em Estratégias Sustentáveis, entre outras atividades. Mais recentemente, no quadriênio 2017-2020, o PPGA realiza um DINTER com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

É importante também destacar as parcerias de intercâmbio de alunos firmadas entre o PPGA e outros programas como os da FGV/EASP, UNINOVE, USCS, Mackenzie, ESPM e FEI. Além disso, alunos de outros programas não conveniados do Brasil e do exterior podem participar de disciplinas do PPGA como alunos especiais e receber os créditos correspondentes.