Serviço de Orientação Financeira da FEA já fez mil atendimentos

Por Cacilda Luna

 

Desde que foi criado, em 2015, o Serviço de Orientação Financeira (SOF) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP já realizou mais de mil atendimentos. Instituído para auxiliar a sociedade no seu planejamento orçamentário, o SOF teve de suspender o atendimento presencial em março de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Em outubro seguinte, ele foi retomado de forma virtual, e a expectativa para 2021 é de que consiga atingir a meta de 300 atendimentos até o final do ano.

 

O SOF é um serviço de consultoria totalmente gratuito e sigiloso. Para realizar o atendimento de forma digital, a FEAUSP decidiu utilizar a ferramenta Google Meets, formato que se mostrou muito útil e adaptável à nova realidade brasileira. Dessa forma, foi possível atender a um número maior de famílias e indivíduos, inclusive de outras cidades além de São Paulo e até outras regiões do pais. Para ser atendido pelo serviço é necessário fazer um agendamento prévio pelo e-mail sof@usp.br.

 

Esse é um projeto de extensão universitária criado pela FEAUSP com o patrocínio da Fipe que tem por objetivo prover orientação financeira a famílias e indivíduos que necessitem superar situações econômico-financeiras difíceis como a quitação de dívidas, realizar um planejamento orçamentário, realizar investimento em previdência privada e aposentadoria, fazer seguros, poupança e investimento para diversas finalidades, ou planejar a aquisição de um bem, como imóveis, carros ou viagens.

 

Os consultores financeiros são alunos da própria FEAUSP. Eles recebem a supervisão de um economista, Alfredo Coli Júnior, que possui MBA em finanças, é mestrando da FEAUSP e possui experiência em gestão de riscos, análise de crédito e investimentos, planejamento financeiro, treinamentos e avaliação de resultado.

 

Perfil dos usuários

 

Foram realizados nesses 6 anos de funcionamento do Servlço de Orientação Financeira da FEAUSP um total de 1.016 atendimentos. A maioria (70,6%) dos que procuraram a consultoria financeira tinha nível superior completo. A maior parte dos usuários era formada por mulheres (62,5%). Cerca de 60% das pessoas que utilizaram o serviço nesse período eram funcionários da USP. O principal motivo de interesse pelo SOF foi o item “investimentos”, representando 44,3% de toda a demanda.

 

O coordenador do Serviço de Orientação Financeira, professor José Carlos de Souza Santos, chefe do departamento de Economia da FEAUSP, ressalta que a missão do SOF é transmitir para toda a comunidade o conhecimento financeiro adquirido pelos alunos durante a sua permanência na academia. Além disso, de acordo com o docente, o objetivo do projeto é tornar-se um canal de referência em orientação financeira que impacte cada vez mais pessoas, popularizando cada vez mais a educação financeira.

 

Informações sobre o Serviço de Orientação Financeira:

Website http://www.sof.fea.usp.br/sof-fea-usp

Instagram https://www.instagram.com/sof_feausp/https://www.instagram.com/sof_feausp/

Facebook https://www.facebook.com/feauspsof

 

 

 

Data do Conteúdo: 
Quinta-feira, 20 Maio, 2021

Departamento:

Sugira uma notícia