Projeto EMpreende Sim disputa prêmio Boas Práticas na Academia

César Costa

O projeto EMpreendeSIM!, feito pela FEA Social em parceria com o eLab FEA USP e com Graziella Comini, professora do departamento de Administração da FEA e mentora do projeto, chegou à final do prêmio Boas Práticas na Academia. O anúncio dos premiados irá acontecer no dia 27 de agosto.

Lucas Marques, estudante de Economia e membro da FEA Social, conta que o EMpreende SIM! tem como missão incentivar jovens de escolas públicas a serem agentes transformadores. A ideia é construir uma ponte entre eles e a universidade por meio do empreendedorismo e da inovação social.

A primeira intervenção do programa foi no início no ano passado. “Realizamos um projeto piloto na ETEC Abdias do Nascimento, em Paraisópolis”, diz Lucas. “Em setembro começaremos a segunda edição em um modelo EAD”.

A segunda ação tem como principal foco um modelo de ensino a distância (EAD). “O projeto ocorrerá da seguinte forma: todos os tutores responsáveis pelas aulas serão previamente capacitados nos oito temas que formam a trilha pedagógica da iniciativa”, explica o membro da FEA Social. De acordo com ele, as oficinas serão realizadas de forma descentralizada para os alunos das ETECs, de forma que cada um dos tutores seja responsável por dois grupos de cinco alunos.

A ideia é garantir maior flexibilidade de horários e um acompanhamento próximo dos estudantes, de modo a evitar que no formato à distância se perca a interação entre os universitários e os alunos de ensino médio.

No final do projeto, os grupos apresentarão negócios de impacto criados durante o semestre para uma banca de jurados em um evento de encerramento. “É uma espécie de Olimpíada de Empreendedorismo. Como forma de estímulo aos participantes, os alunos os melhores projetos receberão prêmios de parceiros do EMpreende SIM!”, conta Lucas.

Uma parceria confirmada é a com o Cursinho FEA USP. A entidade feana oferecerá bolsas de estudo e contas na plataforma Descomplica para os estudantes que se destacarem na iniciativa.

Sobre o prêmio

O prêmio Boas Práticas na Academia tem como objetivo mapear e dar visibilidade a experiências de ensino e extensão que contribuem para a inserção das temáticas relacionadas aos Investimentos e Negócios de Impacto nas Instituições de Ensino Superior (IES) em nível nacional.

A premiação é fruto da parceria entre a ponteAponte, a Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto e parceiros, e visa contribuir para a formação e engajamento de novos profissionais nesse campo. Diversos cursos de graduação podem participar.

Terça-feira, 4 Agosto, 2020