Professora Laura Carvalho lança novo livro sobre funções do Estado durante a pandemia

A docente da FEA, Laura Carvalho, do departamento de Economia, lançou no início de junho o seu novo livro “Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado”. Nele, observando um cenário no qual tem sido exigido gastos públicos nunca antes vistos, ela defende a necessidade de se repensar as funções do Estado.

Numa entrevista ao Jornal  Folha de S. Paulo, ela destaca duas funções entre cinco como mais importantes: proteção e prestador de serviços. “Eu trato no livro da questão da proteção e da renda básica universal, que é fundamental diante dessa massa de trabalhadores informais e que vêm perdendo sua renda nesse momento. Eles precisam de algum auxílio até para conseguir evitar o contágio” conta a docente. 

Para a autora, mesmo com essas obrigações, ainda não é uma certeza que o Estado venha ser no cenário pós-pandemia um indutor de crescimento e um agente que garanta o bem-estar social. Na sua visão, o elevado nível de endividamento global, e também do Brasil, pode gerar uma reação parecida com a que ocorreu pós-crise de 2008, ou seja, uma onda de medidas de austeridade fiscal e desmonte de políticas públicas.

Então, Laura pensa que a resposta à crise não exige apenas relaxar regras orçamentárias, e sim repensar o próprio papel do Estado para superar carências históricas que a pandemia vem escancarando, como é dito na sinopse do livro. 

“Curto-circuito: o vírus e a volta do Estado” foi lançado pela Editora Todavia e possui 144 páginas. É possível adquirir pelo próprio site da editora clicando aqui ou pelo site da Amazon clicando aqui.  Esse é o segundo livro de Laura Carvalho. Anteriormente, em 2018, a docente da FEA  lançou seu primeiro livro “Valsa Brasileira: do boom ao caos econômico” pela mesma editora.


Gente da FEA - junho de 2020

Data do Conteúdo: 
Segunda-feira, 15 Junho, 2020

Departamento:

Sugira uma notícia