PESC divulga melhores projetos em cerimônia de encerramento

A cerimônia de encerramento e divulgação dos melhores projetos do PESC - Programa de Extensão de Serviços à Comunidade - edição 2015/16, ocorreu no dia quatro de outubro. O PESC é um programa de voluntariado universitário que, desde a sua criação, em 2001, já realizou 134 projetos junto a Organizações Não-Governamentais, contando com a participação efetiva de 721 alunos de graduação e pós-graduação.

O PESC presta serviços gratuitos a entidades sociais que necessitam de apoio nas áreas de especialização da FEAUSP. Os alunos participantes veem nesse trabalho uma oportunidade de contribuir com a sociedade, por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos seus cursos. O professor Carlos Alberto Pereira, coordenador geral do PESC, entende que o programa é “uma oportunidade do aluno aprender fazendo, de forma útil, com impactos diretos e concretos para a comunidade atendida, reforçando o papel de inovação, empreendedorismo e responsabilidade social da FEAUSP”. Também fazem parte da coordenação do PESC, os professores David Daniel Turchick Rubin e Guilherme de Farias Shiraishi.

Nesta edição, foram realizados 10 projetos junto a ONGs, envolvendo 56 alunos de graduação e 10 de pós-graduação (tutores).

Primeiro colocado
O grupo vencedor, composto por Carlos Eduardo Heinecke, Esther Naomi Tsuji, Laryssa Montenegro Pires e Nicole Rocha Fernandes, realizou um projeto para o Instituto George Mark Klabin (iGMK). O trabalho teve como resultado a construção e a implantação de uma metodologia de mensuração do impacto social das atividades desenvolvidas pela organização, voltada para jovens brasileiros de baixa renda. Colaboraram para a execução do projeto os professores José Roberto Kassai e Maria Dolores Montoya Diaz, além do tutor Guilherme Duarte, e Ana Vial e Henrique Amaral, do iGMK.

Menção honrosa
A construção de um banco de dados para administração das informações relativas aos mais de 3.000 usuários do Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD), serviço mantido pelo Grupo Pela Vidda em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), rendeu menção honrosa ao grupo composto pelos alunos Bárbara Camargo Netto, Bianca de Oliveira Araújo, Gabriela Milagres Marqui, Gilson Piorini Ribeiro e Mateus Gomes Corrêa dos Santos, apoiado pelo tutor Luciano Nurnberg.

O Grupo Pela Vidda é uma organização não governamental sem fins lucrativos, formada por pessoas com HIV/AIDS, seus amigos, parentes, familiares e interessados em geral, com o objetivo de prestar apoio psicossocial, jurídico e educacional, além de promover atividades de geração de renda, capacitação profissional, cultura, lazer, inclusão na educação e promoção da saúde do público atendido.

Palestra
O evento contou também com a palestra do ex-aluno da FEAUSP, André Cervi, abordando a sua trajetória acadêmica e profissional, que o levou a optar pela carreira em empreendedorismo social, bem como à criação, em 2012, junto com mais quatro colegas da faculdade, do site “Atados” (www.atados.com.br), uma plataforma digital que é hoje uma referência na captação de voluntários para projetos sociais desenvolvidos por ONGs.

Gente da FEA - fevereiro de 2017
Autor: Prof. Carlos Alberto Pereira