Periferia Livr@: projeto de extensão cria editora virtual de literatura periférica

O Periferia Livr@ é um projeto de extensão da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP que pretende revolucionar a leitura. Por meio dele, será criada uma editora virtual com produções literárias das periferias de São Paulo para atender estudantes de escolas públicas e privadas. O projeto está em fase de desenvolvimento e busca por estudantes universitários que queiram se voluntariar.

A iniciativa surgiu em agosto de 2020, com a professora do departamento de administração Ana Carolina de Aguiar Rodrigues, e tem como objetivo fortalecer a produção e o consumo de literatura independente da periferia. Em 2021, passou a compor um consórcio acadêmico (CAEG-PRG) envolvendo diferentes unidades da USP. O coordenador adjunto é o Prof. Thiago Mio Salla (ECA-USP) e tem como parceiro externo o editor Nivaldo Brito dos Santos (Selin Trovoar). Conta com uma equipe de docentes, estudantes de pós-graduação, graduação e ensino médio. A iniciativa também faz parte do projeto acadêmico de Ana Carolina de ampliar as ações de inclusão da USP.

O projeto demonstrou-se necessário durante a pandemia de Covid-19, que dificultou o trabalho de editoras periféricas. Os menores empreendimentos têm tido dificuldade de competir com as grandes empresas do setor, que têm maiores recursos para digitalização e distribuição dos livros. A Câmera Periférica do Livro, formada por 18 editoras da periferia de São Paulo, é uma das parceiras do projeto.

Atualmente, o Periferia Livr@ conta com três frentes de trabalho: a incubadora de uma editora virtual e a digitalização de obras, a potencialização de editoras atuantes e a elaboração de oficinas que gerem interação entre produtores e consumidores. O projeto possui grande interdisciplinaridade e reúne apoio de mais de 7 institutos da USP.

Além do apoio à produção e o consumo de literatura nas periferias, a iniciativa também pretende auxiliar imigrantes latinos com os processos de inclusão e aprendizado de português. Tal característica possibilita, também, a internacionalização do conhecimento produzido nas periferias brasileiras através da tradução em espanhol das obras.

“O Periferia Livr@ é um projeto que tem uma capilaridade grande, um impacto social significativo e que está conectado a muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, afirma a docente.

As inscrições para interessados em se voluntariar já foram encerradas, mas há chamadas periódicas para alunos de graduação e pós. Mais informações pelo email periferialivr@usp.br.

Gente da FEA - maio/2021
Autor: Pedro Ferreira