Novos titulares para o departamento de Contabilidade e Atuária

Após cinco anos sem a realização de um concurso, em setembro o Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA selecionou dois novos professores titulares: Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima e Luiz Paulo Lopes Fávero. “É uma honra e uma responsabilidade muito grande ser um professor titular do departamento de Contabilidade da Universidade de São Paulo”, afirmou o professor Gerlando Franco de Lima. O professor, que está na FEA desde 2008, destacou que a preparação é um processo de toda uma carreira acadêmica. “Na verdade esse concurso não dá para se preparar em um ano. É um concurso que avalia sua vida toda, desde que você entra na faculdade”, explicou.

Outra característica é que, diferente do concurso para livre-docente, o concurso de titularidade tende a ser menos cansativo operacionalmente, mas é mais cansativo psicologicamente. “No concurso para associado, você tem que defender uma outra tese e, além disso, também tem a prova escrita, a prova didática, a prova oral e a prova de currículos. No concurso para titular, não. Porém, é mais tenso porque você está mostrando sua história para uma banca de peso”, disse.

Gerlando ainda destacou a importância de representar a FEA e a área de contabilidade. “Tenho agora uma responsabilidade muito maior em representar uma linha de pesquisa e o departamento. O professor titular é aquele que vai formar discípulos, vai ajudar o departamento na administração, vai direcionar a pesquisa, então é muito importante. O cargo acarreta  um cuidado muito maior nas coisas que você faz e no que você fala, porque você está representando a instituição”, destacou.

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), mestre (2005), doutor (2007) e livre-docente (2013) em Controladoria e Contabilidade pela FEAUSP. O professor também é pós-doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008-2009)e pós-doutorado e professor visitante da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2012-2013). Tem pesquisas relacionadas ao mercado financeiro, contabilidade comportamental, societária, financeira, governança corporativa, mercado de capitais, disclosure e ciências contábeis.

Luiz Paulo Lopes Fávero
Tem graduação em Engenharia Civil (1997), mestrado (2003) e doutorado (2005) em Administração pela Universidade de São Paulo. Fez pós-doutorado em Econometria Financeira pela Columbia University em Nova York (2009) e também participou de cursos de Modelagem Econométrica na California State University e na Universidad de Salamanca, e de Cases Studies na Harvard Business School. Atua na área de mercado financeiro, com ênfase em métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos, modelagem multivariada e pesquisa operacional aplicadas a modelos de crédito e de default, gestão de carteiras, valuation e mercado imobiliário.

Gente da FEA - fevereiro de 2017
Autora: Isabelle dal Maso