Liliam Carrete faz um balanço do Scibiz 2020

Com a visão de que a Universidade deve gerar impacto na sociedade, além de formação de profissionais em todas as áreas do conhecimento que atuam no setor privado, no setor público, nas organizações não governamentais e no empreendedorismo. Além disso a USP também impacta a sociedade através das publicações científicas por sermos, consistentemente, ranqueados como a maior Univerdade de pesquisa da América Latina em termos de produção de conhecimento científico. Acreditamos ainda podemos impactar a sociedade na dimensão das atividades de extensão no que se refere à aproximação da Universidade do ambiente de negócios: empresas, governos, startups, ONGs, com foco em sustentabilidade econômica , responsabilidade social e ambiental. Dessa forma o SCIBIZ surge através de uma iniciativa da FEA – USP, a escola de negócios da USP, que chamou para si a responsabilidade de aproximar negócios e a ciência em benefício da sociedade.

Nosso sonho é que nossos colegas cientistas que possuem tecnologia na área de Biotecnologia transformem esse conhecimento que produtos para salvar vidas, melhorar a saúde das pessoas. Que nossos colegas professores, Cientistas da Engenharia Civil transformem sua tecnologia para transformar o setor de construção civil incorporando a questão da sustentabilidade.

O SCIBIZ se inicia em 2018 em parceria com a Scale UP. Nessa versão, o SCIBIZ consistiu em painéis, incluindo o Painel Porque não temos Unicórnio quase que uma previsão do que estava por vir, já que naquele momento, não se tinha informação sobre os Unicórnios do Brasil. Em 2019 realizamos o SCIBIZ quando introduzimos a Feira de Startups. Já na 3ª Edição do SCIBIZ realizado nos dias 16 a 20 de novembro o SCIBIZ consistiu em seis produtos: os painéis, a feira de tecnologia, o show room de tecnologia, a Academia Scibiz e o Emprad. Participaram, em média 1.500 pessoas entre investidores, cientistas, professores, empreendedores, executivos de inovação.

Nosso desafio agora é Nacionalizar e Internacionalizar o evento. A próxima edição será na semana de 14 de junho.

Gente da FEA - dezembro de 2020
Autora: Liliam Sanchez Carrete