FEA Sustentabilidade - Sipat 2013

Sipat 2013 aborda saúde, segurança no trabalho e sustentabilidade

Gabriela Stocco
Nos dias 7 e 8 de outubro, aconteceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da FEA, que tem o objetivo de orientar a comunidade para o cuidado com sua segurança e qualidade de vida. O tema deste ano é Saúde, Segurança no Trabalho e Sustentabilidade.

O evento é organizado pela Cipa/FEA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e nos últimos anos inseriu a sustentabilidade em suas discussões, além de abrir-se mais para todas as categorias, incluindo funcionários terceirizados. Na abertura do evento, o diretor da FEA Reinaldo Guerreiro lembrou que em agosto deste ano a faculdade aderiu à Carta da Terra, declaração de responsabilidade com a sustentabilidade em termos éticos e ambientais, e convidou a Cipa a incluir esse tema em suas ações futuras.


Programação

A primeira apresentação foi de Floriano Pesaro, vereador e sociólogo, que discutiu sustentabilidade e qualidade de vida, principalmente em São Paulo, uma das maiores cidades do mundo: "Uma cidade com o contraste social de São Paulo não pode ser equilibrada, sustentável ou segura". Para ele, a grande discussão do município no momento é a melhora da mobilidade urbana, que deve proporcionar economia de recursos, melhorias para o meio ambiente, menos estresse e mais tempo livre para os cidadãos.

Estendendo o tema, Ana Cristina dos Santos e Fabiano Carlos Ruel, da Cipa, fizeram uma apresentação sobre Sustentabilidade e Internet. Ana Cristina atentou para fatos do cotidiano, como ressecamento e desconforto nos olhos após muitas horas de trabalho ou estudo diante do computador. Já Fabiano falou sobre como a internet pode trazer benefícios, como acessibilidade.

Neste ano, a Sipat contou novamente com a equipe de primeiros socorros da USP, o Remocenter, que orientou os presentes para agir em situações de problemas cardíacos, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

No segundo dia, a professora Lucile Floeter-Winter, do Departamento de Fisiologia do IB/USP, fez uma apresentação sobre verminoses. Ela explicou que essas doenças são transmitidas por microorganismos que podem estar presentes na água ou alimentos, além de serem parasitas de animais domésticos ou não. Lucile ensinou como evitar essas doenças de forma simples, com limpeza de alimentos, esterelização da água e cuidados de higiene.

A professora Ana Cristina Limongi França, da FEA, encerrou a semana com sua fala sobre "Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida no Trabalho". Ana Cristina, que é psicóloga, destacou a importância das escolhas de bem-estar para melhorar a qualidade de vida do trabalhador.


Data do Conteúdo: 
terça-feira, 15 Outubro, 2013

Departamento:

Sugira uma notícia