FEA Funcionários - Sipat 2014: organização inovadora

Milena Neves Ramos

Cheia de novidades. É assim que podemos definir a Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ocorrida em outubro deste ano na FEA. O que garantiu o sucesso do evento certamente foi a organização e o engajamento de uma equipe assídua, que se reuniu durante quase quatro meses para que tudo saísse perfeito e a contento.

Diferente dos outros anos, em que a Sipat acontecia durante três dias, a programação foi estendida para cinco dias, fazendo jus ao nome do evento e demonstrando uma das inovações desta edição. Além disso, o evento repetiu o feito dos anos anteriores e reuniu público numeroso, uma média de 90 pessoas por dia, sendo que no último dia este número chegou a 120.

Já há quatro anos a Sipat vem sendo realizada individualmente pela FEA. "O evento vem crescendo e decidimos novamente organizá-lo de maneira independente e não em conjunto com outras unidades da USP", explica o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da FEA, o chefe da Zeladoria e Vigilância, Claudinei Castelani.

Com a ajuda fundamental dos servidores Antônio Marcos de Freitas, da Assistência Administrativa, e de Ismael Belmiro do Rosário, do departamento de Economia, que ficaram a cargo da captação de recursos, foi possível o sorteio de bons prêmios, dentre eles um tablet, uma bicicleta e uma TV de tela plana. Marcos contou que desta vez eles tiveram a iniciativa de escrever uma carta e distribuir às entidades estudantis e a alguns professores e funcionários, solicitando colaboração para o evento. A ação surtiu efeito e muitos professores, assistentes e funcionários da Faculdade fizeram suas contribuições. A Sipat contou ainda com o apoio dos bancos Bradesco e Santander; das fundações Fipe e Fipecafi; das entidades estudantis Centro Acadêmico Visconde de Cairu, FEA júnior USP, Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairu, Cursinho da FEAUSP, Liga de Mercado Financeiro e FEA Social; do Clube de Servidores da FEAUSP; das Gráficas LEAC Cópias e RCS Copiadora; da Livraria Visconde de Cairu; do Restaurante Sweden; além das empresas Fotografia Digital, Itapema Construções, CR Fontes, Red Bull, Macron Consultoria e Tati Chocolates. "Foi um recorde de arrecadação", salientam Claudinei e Marcos.

A Sipat também surpreendeu pelo fato de reunir três palestras de professores da Faculdade. No primeiro dia, após contar com o apoio do atual diretor da FEA, Adalberto Fischmann, que fez questão de participar da abertura, a palestra principal foi proferida pelo professor Hélio Zylberstajn, do Departamento de Economia e especialista em relações do trabalho, que abordou o tema "Eu no mercado de trabalho". Em tom descontraído, o professor conseguiu prender a atenção do público e falou sobre emprego e salário, e ainda apresentou a página Salarios.org.br (www.salarios.org.br), uma iniciativa que acaba de ser lançada oficialmente pela Fipe.

No dia seguinte, a professora Ana Cristina Limongi-França perguntou no título de sua palestra: "Como você cuida da sua qualidade de vida?". Contando com as respostas do público, ela falou sobre a importância de gostar do que se faz no trabalho e de cuidar da saúde, o que lhe rendeu muitos aplausos da plateia.

Na quarta-feira, o ex-diretor da FEA e professor do Departamento de Contabilidade Reinaldo Guerreiro atraiu muitos participantes ao falar sobre "A ciência de ficar rico", tema baseado no livro homônimo de Wallace Wattles. O professor surpreendeu levando ao público a pensar a importância do enriquecimento interior e explicou que, ficar rico não necessariamente se refere a ter muito dinheiro, mas que existem muitas riquezas, como a de saúde, a mental e a emocional.

A programação ainda contou com as palestras do sargento Maurício Balbino da Silva Filho, do Corpo de Bombeiros, que falou sobre o "Suporte Básico de Vida", e a de Marcelo Bueno Catelan, do Banco Bradesco, que tratou de "Finanças Pessoais".

Outra novidade que agradou bastante ao público foram as sessões de Quick Massage, uma das modalidades de massoterapia, que acabou sendo um capítulo a parte durante toda a programação da Semana, pois muitos puderam agendar seus horários e aproveitar um momento de relaxamento.

Antônio Francisco Pereira de Sousa, João Aparecido Corrêa, Paulo César Scandarolli, Priscila da Silva Santos Magalhães, Roberto Klinguelfus Cirino da Silva, juntamente com Ismael Belmiro do Rosário, Antonio Marcos de Freitas e Claudinei Castelani formaram um grupo afinado e unido, fundamental para o êxito da Sipat. Parabéns à equipe!


Data do Conteúdo: 
sexta-feira, 14 Novembro, 2014

Departamento:

Sugira uma notícia