FEA Funcionários - SIPAT 2012 traz assuntos importantes a funcionários

O tema deste ano foi "Sustentabilidade e Saúde".

por Rodrigo Dias Gomes

Sucesso: essa é melhor palavra para descrever a edição 2012 da SIPAT(Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da FEA, que foi realizada entre os dias 8 e 10 de outubro. O evento, realizado em parceria entre a FEA e o IRI (Instituto de Relações Internacionais), teve grande presença de público, o que não é comum em outras unidades e até em empresas. O tema deste ano foi "Sustentabilidade e Saúde".

Mais de 200 pessoas, divididas nos três dias de atividades, marcaram presença na SIPAT. O programa contou com 9 palestras relacionadas ao tema: Crédito consciente; Qualidade de Vida; Alimentação saudável; Reuso e recicla¬gem de aparelhos eletroeletrônicos; Álcool, DST e planejamento familiar; Acupuntura no tratamento do stress e ansiedade; Alergia respiratória; Primeiros socorros; e Saúde e sustentabilidade. Dos participantes que responderam à avaliação, mais de 90% consideraram o conteúdo das palestras excelente ou bom e em 95% dos casos declararam que as palestras contribuíram para o aumento de seus conhecimentos.

Além da qualidade das palestras, com a presença de renomados palestrantes, outro fator que contribuiu para a maior presença de funcionários (entre eles, os terceirizados) foram os sorteios de brindes durante o evento, obtidos por meio de captação junto a patrocinadores. Contribuíram prestadores de serviços, empresas, entidades estudantis, entre elas a Atlética, o Cursinho e o Centro Acadêmico, e até mesmo funcionários, que tiveram a iniciativa de colaborar doando materiais para serem sorteados, como Ismael Belmiro do Rosário e Valter de Oliveira Lima.

O grande desafio foi justamente fazer com que funcionários participassem da SIPAT. "Temos muito apoio da diretoria e das assistências, mas as pessoas ainda não estão muito conscientizadas. Mas agora, vejo que estamos ultrapassando essa barreira", conta Antônio Marcos de Freitas, presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que destacou o excelente trabalho realizado por todos os membros da comissão.

O presidente da CIPA cita a preciosa colaboração de pes¬soas como Elaine do Rocio Graciano, que ajudou na coordenação, Paulo César Scandarolli, Ana Cristina dos Santos, Daniel D´Artagnan (IRI), Rosemary Feijó da Silva, Édson Vanderlei Silva, Hostragildo César de Carvalho, Celso Souza Lopes, Francisco Momédio Filho, Roberto da Silva Fontes, Claudinei Castelani e João Aparecido Corrêa, que trabalharam na captação de brindes e na logística, e de Vanessa Menezes Munhoz, que, além disso também organizou a avaliação do evento, aproveitando sua experiência na administração de treinamentos. "Todo mundo fez!", comemora Marcos.

Ele também destacou o peso que o nome FEA representa na hora de conseguir patrocinadores e palestrantes. "Quando você convida as pessoas e diz que a palestra é na FEA, elas já olham com bons olhos", diz o presidente. Desta forma, alguns profissionais que costumam cobrar caro por suas apresentações realizaram palestras sem nenhum custo, contando com o benefício da imagem vinculada à FEA. Entre as instituições renomadas que fizeram parte das apresentações, estão o Grupo Saúde e Vida, o Remocenter USP e o Cedir (ligado à CCE-USP), além da presença de nomes como o professor Pau¬lo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica, e Ronison Hayashida, um dos mais conhecidos profissionais da acupuntura.

Embora a FEA não sofra com muitos acidentes de trabalho (por não contar com laboratórios e resíduos químicos ou biológicos), o conteúdo apresentado nas palestras foi útil para o cotidiano de todos os funcionários e essa edição contou até com espectadores de outras unidades.

Além de cumprir com seu papel como parte do calendário da CIPA, nos dois últimos anos a SIPAT vem se tornando um momento importante para a integração dos funcionários da Faculdade, uma parada propícia para novas conversas sobre temas diferentes das rotinas de trabalho, uma oportunidade para ampliar conhecimentos e círculos de amizades.

 


Data do Conteúdo: 
terça-feira, 4 Dezembro, 2012

Departamento:

Sugira uma notícia