Crise brasileira é tema da Aula Magna

A economista Zeina Latif encerrou sua Aula Magna sob forte aplauso. Ex-aluna da FEAUSP, onde cursou graduação, mestrado e doutorado, a economista chefe da XP Investimentos atraiu a atenção dos calouros e convidados, no último dia 13 de março, com suas reflexões sobre a crise econômica brasileira.

“O país passa por uma crise profunda, muito em função de erros de política econômica. Os sinais de que havia coisa errada foram desprezados, e agora a gente colhe os erros”, analisou Zeina Latif, atribuindo à política fiscal a origem principal da crise. “Tivemos, principalmente a partir de 2012, uma piora muito forte nas contas públicas e um aumento das renúncias tributárias, que atingiram 4,9% do PIB em 2015”, afirmou.

Latif também deu alguns conselhos aos calouros. Disse que o aprendizado requer humildade, sugeriu a eles dar o melhor de si “sem ideologia e sem preconceito”, e os orientou a respeitarem a hierarquia e a valorizarem a disciplina. “O talento é muito importante para as conquistas profissionais, mas sem disciplina é difícil a gente ter talento na sua plenitude”. Por fim, aconselhou: “Saibam conviver com visões divergentes. Não há verdades na ciência e muito menos na ciência econômica”.

Como é tradição durante a Aula Magna, foi realizada uma homenagem à turma de 1966 da FEAUSP, que completa 50 anos. Dos 53 formados, oito compareceram ao evento, dentre eles o professor Simão Silber, que discursou em nome dos antigos colegas. Os diplomas foram entregues pelo diretor da Faculdade, Adalberto Fischmann.

Houve, ainda, a premiação dos melhores alunos da FEAUSP por curso, dos professores melhores avaliados em sala de aula, além da entrega dos prêmios aos seis vencedores da última edição do Econoteen, concurso de ensaios direcionado a alunos do ensino médio da rede publica promovido pelo departamento de Economia. Por último, o coordenador do PESC (Programa de Extensão de Serviços à Comunidade) da FEAUSP, Carlos Alberto Pereira, entregou o prêmio ao melhor projeto de voluntariado desenvolvido por alunos dos três departamentos da Faculdade, além de uma Menção Honrosa.

Gente da FEA - Abril de 2017
Autora: Cacilda Luna