Atuação da CIPA consolidada nos últimos 10 anos

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um órgão constituído por funcionários e empregadores que tem como foco manter a segurança no ambiente de trabalho. Validada pela Norma Reguladora nº 5, do Ministério do Emprego e do Trabalho, ela existe em empresas de diversas naturezas. A CIPA, já tão tradicional na FEAUSP, consolida sua importância nos últimos 10 anos de existência e segue cada vez mais ativa em prol da segurança na faculdade.

A comissão na FEAUSP foi organizada nos anos 80, em função da obrigatoriedade e com o intuito de cumprir o seu papel que é olhar as necessidades da segurança do trabalhador. A partir de então, o grupo se estruturou e passou a realizar atividades periódicas dentro da faculdade. Uma das funções da CIPA é fornecer informações relativas à proteção e à saúde no trabalho, segundo Ana Cristina dos Santos, atual presidente do órgão na FEA.

Para Antonio Marcos de Freitas, um dos membros mais ativos da Comissão e que já foi secretário e presidente da CIPA, o grupo é uma alternativa de cuidados com a população em torno do ambiente feano. “É uma comissão permanente, ativa e focada na solução dos problemas que os trabalhadores enfrentam no dia a dia com a segurança, saúde e bem-estar, e quando falo de trabalhadores, abrangem não só os funcionários, mas toda a comunidade FEA”, pontuou.

Uma das atividades mais importantes da Comissão é a realização da Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento, já tradicional no calendário da Universidade, também ocorre em diversas empresas e é voltado para a conscientização das questões regulamentadas. A CIPA FEAUSP sempre organizou e participou dessas Semanas, que ocorriam em parceria com outras unidades e era conhecida como Sipat Conjunta, mas foi só em 2011 que a equipe da FEA decidiu criar uma Semana exclusiva. Um desejo dos antigos organizadores e que é mantido até os dias atuais.

No evento, a Comissão procura abordar temas relacionados ao bem-estar dos funcionários, como aposentadoria, mercado de trabalho e a reforma trabalhista, nutrição, ética, entre outros temas. A SIPAT FEA é, hoje, uma das maiores dentro da USP, com recordes de público todos os anos.

“Os eventos são enriquecidos com a participação de docentes da faculdade e de outras unidades, e a colaboração da comunidade feana e de empresas parceiras ajuda na distribuição de brindes”, diz Ana Cristina. “O apoio da Direção da FEA e da Assistência Administrativa da Faculdade são fundamentais para o sucesso do evento, além da ajuda primordial dos membros anteriores da Comissão e a participação do público feano”, concluiu a Presidente.

Reuniões e treinamentos fazem parte do histórico de sucesso e o grupo da CIPA na FEA é referência para outras empresas quando o assunto é segurança no trabalho e o cumprimento das normativas. Ana Cristina ressalta que, ao longo dos anos, as ações puderam promover uma interação e troca de experiências entre membros de outros institutos e unidades.

Dentre tantos outros feitos, estão o primeiro curso para CIPEIROS realizado na FEA, com aulas teóricas e práticas e a elaboração do primeiro mapa de risco - referente ao barracão da manutenção - que deu respaldo para os mapas posteriores após as reformas dos demais prédios. Além das práticas, a reativação da comissão no portal da FEA e os cursos sobre as Normas Reguladoras NR10 e NR35 - que versam sobre segurança em instalações elétricas e em altura - marcaram a forte presença da atividade do grupo ao longo dos anos.

Outra iniciativa que concretiza a importância da CIPA FEAUSP é a campanha de doação de sangue. Trazendo um verdadeiro hemocentro para a Faculdade, a coleta terá sua primeira edição em outubro de 2018. O projeto faz parte da tentativa de expandir as tarefas dentro da faculdade.

Atualmente, estruturada, a CIPA FEAUSP contabiliza inúmeras realizações dentro de sua existência na faculdade, essenciais para os procedimentos de segurança e para a percepção do ambiente em relação aos riscos de trabalho.

Gente da FEA - setembro de 2018
Autora: Bruna Arimathea ​