Após 15 anos, Lu Medeiros deixa seu legado na Comunicação

“Eu acho que foi o período da minha vida profissional que eu mais me realizei”. Assim a assistente de direção da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Lu Medeiros, definiu o período em que coordenou a área de Comunicação e Desenvolvimento da instituição. Foram quase 15 anos de FEA e, ao todo, 24 anos de USP. Lu, como é carinhosamente chamada pelos colegas, acaba de se desligar da Faculdade, em função de sua aposentadoria. 

Formada em Psicologia pela PUC e com especialização em gestão de pessoas pela FIA, Maria de Lourdes Medeiros de Souza foi contratada inicialmente para trabalhar na área de treinamento do DRH (Departamento de Recursos Humanos) da USP, onde ficou até 2003, quando foi convidada pela então diretora da FEA, Maria Tereza Leme Fleury, para estruturar uma área que integrasse o treinamento de pessoal e, ao mesmo tempo, a Comunicação. Apesar de ter sido criada em 2003, a área foi incorporada oficialmente à estrutura organizacional da Faculdade somente em 2011. 

Segundo Lu Medeiros, não existia na USP naquela época um padrão para assistência técnica voltada para a Comunicação. “Algumas vezes, a assistência equivale a uma área de eventos e até agrega área de informática e de audiovisual. O modelo da FEA é peculiar. Ao longo do tempo foram construídos métodos e processos de trabalho que se incorporaram à cultura da instituição e geraram produtos que são conhecidos na USP”. 

Os principais produtos desenvolvidos na gestão de Lu Medeiros foram o informativo “A Semana na FEA” e o jornal Gente da FEA, que recentemente migrou para o ambiente digital. Para produzir o jornal e também realizar o trabalho de assessoria de imprensa, a ATCD (Assistência Técnica de Comunicação e Desenvolvimento) contratou à época a empresa Printec Comunicação, que prestou serviço para a FEA por 10 anos. Em 2013, uma importante mudança ocorreu na área: a assessoria de imprensa foi internalizada e o jornal passou a ser produzido exclusivamente pela equipe da ATCD. 

Para Lu Medeiros, a Comunicação foi importante porque, além de ampliar o acesso à informação, propiciou a conectividade entre os públicos da FEA. “A área se transformou em uma das ferramentas que ajudaram a compartilhar conhecimento”. O portal da FEA também foi um dos pilares da Comunicação na gestão de Lu Medeiros. A área é responsável pela gestão do conteúdo editorial do site, alimentando-o periodicamente com reportagens e coberturas de eventos. 

Outra ação importante da ATCD foi a criação e gestão das páginas da FEA nas mídias sociais (facebook, linkedln e twitter), uma ferramenta que aproximou mais ainda a instituição de seu público jovem: os alunos. Em 2014, a área assumiu a gestão do FEAalumni, o programa de relacionamento com os ex-alunos, incorporando em sua estrutura o banco de dados e o portal, destinado ao cadastro de alunos e ex-alunos da Faculdade, além de divulgar oportunidades de estágios e empregos. A ATCD teve, também, papel atuante tanto na organização, quanto na execução e na divulgação das festividades dos 60 e 70 anos da FEA, desenvolvendo inclusive sites comemorativos.

Lu Medeiros falou, ainda, de sua experiência na gestão de pessoal e de que forma conseguiu agregar essa vivência à área de treinamento da FEA. “Nunca me responsabilizei só pela Comunicação, mas também pelo Desenvolvimento. Sempre ajudei em processos de avaliação de desempenho, em processos de carreira e treinamento de funcionários. Foi muito rico esse período”. Outra responsabilidade assumida pela área foi o controle de bolsas para graduação de funcionários em escolas privadas e de idiomas.  

Sobre sua equipe na ATCD, Lu Medeiros disse que se sente feliz por saber que o trabalho vai continuar com a mesma qualidade, tendo à frente a jornalista Milena Neves Ramos, com quem Lu trabalhou por 13 anos.  “Tenho a sensação de dever cumprido, de que fiz minha lição de casa”. Os planos para o futuro ainda são incertos, mas Lu garante que terá tempo para refletir sobre a nova fase da vida. ”Eu acho que a vida tem alguns ciclos. Mudança é uma coisa que te enriquece, então eu sei que eu vou ficar com saudade, mas eu também estou com muitas expectativas para essa nova etapa”.



Gente da FEA - dezembro de 2017
Autoras: Bruna Arimathea/ Cacilda Luna
 

Data do Conteúdo: 
quarta-feira, 6 Dezembro, 2017

Departamento:

Sugira uma notícia