Aluna Carolina Ciardi Romeo conquista Prêmio Ruy Leme

Por Cacilda Luna

A aluna Carolina Ciardi Romeo foi a vencedora do Prêmio Ruy Leme de Excelência Acadêmica 2020-2021, promovido pelo departamento de Administração da FEAUSP. Sob a orientação do professor Guilherme Shiraishi e coorientação de Dirceu da Silva, da Unicamp, seu trabalho de conclusão de curso (TCC) que versou sobre o mercado das maquinhas de cartão voltadas para pequenos empreendedores foi escolhido como o melhor entre os sete finalistas. A apresentação dos concorrentes e o anúncio dos vencedores foram realizados no dia 20 de abril, em evento online coordenado pela professora Adriana Marotti. O segundo colocado foi o aluno Daniel Grandisky Lerner, orientado pela professora Maria Sylvia Macchione Saes, cujo trabalho analisou a cadeia de valor do café. O júri foi formado por Adriana Marotti e o sponsor Afonso Rauh, senior manager da Bain & Company, patrocinadora do prêmio. A primeira colocada recebeu como prêmio R$ 2.500 e o segundo, R$ 1.500.

Com o título “O Mercado de Adquirência Brasileiro para Pequenos Empreendedores: Uma Choice-Based Conjoint Analysis”, o trabalho de Carolina Ciardi Romeo conquistou a simpatia do júri logo de cara. Com uma apresentação impecável, Carolina atendeu a todos os critérios definidos pela banca para a escolha do vencedor: rigor e esforço analítico, escolha de uma metodologia que consiga traduzir as provas das hipóteses levantadas, conclusões assertivas e aplicáveis ao mundo real, além de eloquência e seleção correta das mensagens exibidas na defesa do trabalho. “É um tema extremamente atual. Ficou bem claro o teu rigor e a tua busca por uma metodologia bastante complexa, e você trouxe conclusões bastante assertivas e claras. Conjoint não é um negócio fácil”, justificou Afonso Rauh ao anunciar o nome da primeira colocada.

Em sua apresentação, Carolina Ciardi contou que o mercado de maquininhas de cartão voltadas para pequenos empreendedores e pessoas físicas começou a ser explorado em 2015 pela PagSeguro, com grande sucesso, pois não cobrava taxa de aluguel e não exigia CNPJ do usuário. Ela analisou quais os principais atributos que levam à escolha de uma marca pelo consumidor, chegando à conclusão que o atributo com o maior peso é o fato da maquininha possuir chip, seguido pelo preço do produto. Já os atributos com menor relevância são o atendimento 24h e o app de gestão. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Choice-Based Conjoint Analysis e foram analisadas 33 marcas.

O segundo colocado Daniel Lerner apresentou o TCC “Semeando Desigualdades: uma análise da cadeia de valor do café”. O aluno apresentou o café como uma commoditie agrotropical que em geral é produzida por países de baixos índices de desenvolvimento econômico e humano. O foco do trabalho foi o café arábica que, segundo Lerner, tem maior diferenciação, é mais suscetível a mudanças climáticas, porém menos resistente a pragas. Segundo ele, o café é uma cultura perene, e existe uma baixa elasticidade do preço quando se olha para a demanda. “Por consequência disso, a oferta demora muito para responder a estímulos de preço, e a demanda não consegue absorver os excedentes produzidos pela oferta”.

Durante o anúncio dos vencedores, a professora Adriana Marotti parabenizou os demais candidatos e reconheceu que foi difícil selecionar os finalistas. “Vocês realmente fazem a FEA ser o que ela é”. Além de Carolina Ciardi e Daniel Lerner, chegaram à final do Prêmio Ruy Leme os alunos Aline Yumi Komatsu (Nível de maturidade de BI dentro das organizações no Brasil), Ana Beatriz Leal Machado Pereira (Criação de valor aos stakeholders: Um estudo da mensuração de competências organizacionais), Camila Horta Cardenas (Cross-National CSR Communication strategies on Linkedin: a comparasion between brazilian and french banks), Lucas Nóbrega (Value-Based health care in Brazil: a provider perspective) e Marwa Abdul Hakim El Hage (Carro próprio ou serviço compartilhado? Um estudo do comportamento do consumidor dos aplicativos de transporte).

Quinta-feira, 22 Abril, 2021