5ª Feira de Profissões da USP e visita monitorada à FEA

Entre atrações como o Show da Física, apresentações de baterias e o planetário móvel da Estação Ciência, estudantes tiram suas dúvidas a respeito dos cursos e da Universidade.

Renata Hirota

Veja as fotos

A volta às aulas em agosto, para os vestibulandos, tem um nervosismo a mais: se aproxima a hora em que vão enfrentar o temido vestibular, passagem para a vida universitária. Às vezes, as dúvidas começam antes da prova. Afinal, que carreira escolher?

O programa "A USP e as Profissões", da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, tem como objetivo auxiliar o estudante nessa decisão, através das Feiras de Profissões e visitas monitoradas, apresentando a Universidade aos futuros alunos, mostrando como funciona cada curso e esclarecendo eventuais dúvidas dos participantes.

A Feira

A Feira de Profissões ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de agosto. No estande da FEA, as perguntas foram muitas: como é o curso, quais são as disciplinas, quais as áreas de atuação, o mercado de trabalho, notas de corte... Dúvidas prontamente respondidas pelos alunos e professores.

Gabriela Galvão ainda está no primeiro ano do ensino médio, mas já está preocupada com que carreira seguir. Com a mãe, passou em vários estandes procurando saber mais sobre os cursos, profissões "novas, que fossem abrangentes". Ela diz que não se identificou com as carreiras mais tradicionais, e que quer fazer algo que seja moderno. "Me interessei bastante por Educomunicação e Administração."

Para algumas pessoas, o excesso de informações acaba confundindo mais ainda. "Cheguei aqui perdida, e agora não sei mesmo o que fazer", desabafa Dayane Pantoja, que está no último ano do ensino médio. No entanto, para outros, como Rebeca Rebecchi, conversar com quem entende do assunto ajudou a confirmar a sua decisão. Ela pretende prestar o vestibular para Contabilidade, depois de falar com o professor Andson Braga de Aguiar, da FEA. "Estava em dúvida entre Contabilidade e Economia, mas me decidi por Contabilidade."

Visita monitorada

Além da Feira de Profissões, que acontece anualmente, os estudantes que pretendem ingressar na FEA tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a faculdade e os seus cursos durante uma visita monitorada, no dia 12 de agosto.

A programação começou com a apresentação da Bateria S/A, que recepcionou os vestibulandos em frente à Vivência. Depois, divididos em pequenos grupos, foram levados para conhecer os prédios da FEA por monitores, alunos voluntários da FEA.

Além disso, os professores Hamilton Luiz Corrêa, Fernando Antonio Slaibe Postali e Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima fizeram uma curta apresentação sobre os cursos de Administração, Economia, Contabilidade e Atuária, respectivamente. Na sequência, os estudantes passaram do auditório para as salas de aula, onde os professores respondiam questões mais pontuais e individuais sobre os cursos e a faculdade.

"Nossa responsabilidade é tentar passar as especifidades de cada uma das carreiras da FEA", afirma a professora Marina Mitiyo Yamamoto, presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FEA.

Segunda-feira, 15 Agosto, 2011