Processo seletivo

Processo Seletivo Mestrado

A seleção dos candidatos ao Curso de Mestrado em Economia é feita pela Coordenação de Pós-Graduação com base nos resultados do Exame Nacional de Seleção da ANPEC (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia). O exame da ANPEC é realizado anualmente no mês de setembro, com inscrições nos meses de junho e julho de cada ano. A submissão de cartas de recomendação não é exigida.

Alunos aceitos no Mestrado com nota superior a 50% da nota máxima possível na prova de Inglês do Exame da Anpec serão considerados aprovados na avaliação de proficiência em língua estrangeira.

O edital do processo de seleção 2015 está disponível aqui.

 

Processo Seletivo Doutorado em Teoria Econômica

Processo Seletivo 2013 (para ingresso em 2014)

O edital do processo seletivo para o doutorado em Economia, área de Teoria Econômica, já se encontra disponível (acesse aqui). Seguindo as tendências dos centros de pesquisa internacionais, as provas de ingresso deixaram de ser eliminatórias. O candidato poderá demonstrar conhecimentos específicos em Microeconomia, Macroeconomia e Econometria após ter cursado essas disciplinas na Pós-Graduação do Departamento de Economia da FEA/USP, que serão oferecidas no primeiro semestre de 2014.

Além disso, poderão ser dispensados das provas específicas os candidatos que cursaram, nos últimos cinco anos, as disciplinas obrigatórias do Mestrado na FEA/USP, desde que aprovados com pelo menos conceito B. 

 

Período de Inscrição

26 de agosto a 20 de setembro de 2013


Cronograma

Divulgação do resultado da primeira etapa:  16/10/2013

Entrevistas: 23 e 24/10/2013

Divulgação do resultado da segunda etapa:  25/10/2013

 

Provas 

Dia 25/11/2013

Prova de Macroeconomia, das 8h30 às 11h30

Prova de Microeconomia, das 14h00 às 17h00

 

Dia 26/11/2012

Prova de Econometria, das 8h30 às 11h30

 

Resultado Final:

até 21/07/2014

 

Formulários

Inscrição

Carta de recomendação: Modelo e Formulário Eletrônico

Provas anteriores

Macroeconomia         Microeconomia      Econometria

 

Processo Seletivo Doutorado em Economia do Desenvolvimento

A seleção dos candidatos ao Curso de Doutorado em Economia na área de Economia do Desenvolvimento é feita pela Coordenação de Pós-Graduação em duas etapas. Na primeira, eliminatória, é realizada uma avaliação da trajetória acadêmica do candidato (com base nos documentos listados no edital), de sua justificativa de interesse pelo curso, e do projeto de pesquisa. O projeto de tese deve ser conciso, com no máximo 15 páginas em espaço 1,5 (um e meio), fonte Times New Roman tamanho 12, compreendendo um resumo de no máximo 20 linhas, introdução (incluindo uma breve revisão da literatura pertinente), justificativa, objetivos, metodologia, plano de trabalho e cronograma de execução. O projeto deve ter o aval prévio do orientador provável do aluno. Cada candidato receberá uma nota global na primeira etapa com base nos documentos especificados no edital. Candidatos com nota global inferior a 5,0 (cinco) (em um total de 10,0) serão eliminados. Embora não haja notas individuais para cada quesito, o peso dado a cada um deles na definição da nota global é definido em edital.

A utilização de diversos critérios no processo seletivo visa obter uma avaliação equilibrada que leve em conta o desempenho acadêmico e o potencial de pesquisa dos candidatos. Em particular, os candidatos devem se dedicar à elaboração de um projeto de pesquisa que demonstre conhecimento da literatura relevante, clareza nos objetivos e consciência acerca de sua possível contribuição à literatura do tema escolhido. Este projeto será também avaliado oralmente para os candidatos que passarem para a segunda fase.

O edital do processo seletivo de 2014 que contém os detalhes sobre a inscrição e o processo de seleção está disponível aqui  

Datas importantes

Inscrições: de 07/04 a 19/05/2014

Resultado da primeira fase até o dia  11/06/2014

Apresentação e arguição oral do projeto: 16 a 18/06/2014

Resultado final até o dia 01/07/2014

Os candidatos deverão escolher como possível orientadores os professores que estejam devidamente credenciados no Programa e que façam parte dos grupos ou linhas de pesquisa da Área de Concentração em Economia  do Desenvolvimento.

 

Formulários

Formulário Eletrônico