Exame de qualificação

O exame de qualificação ocorre perante uma comissão examinadora, aprovada pela CCP, que deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor, devendo sua formação ser definida segundo critérios previamente aprovados pela CCP.


Nos programas de pós-graduação em Economia e Administração, o prazo máximo para realização o exame de qualificação é de 8 meses antes da data máxima para o depósito da dissertação ou tese. No programa de pós-graduação em Contabilidade, o prazo máximo é de 12 meses no curso de doutorado, e de 8 meses no curso de mestrado (Regra para os alunos que ingressaram até o primeiro semestre 2009).

O aluno deverá entregar à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da respectiva área, com no mínimo 5 dias de antecedência da realização da reunião da CCP, três cópias de um texto sobre o projeto de sua dissertação ou tese, composto dos seguintes elementos:

- Justificativa;
- Objetivo;
- Revisão da literatura;
- Metodologia;
- Sumário estruturado dos demais capítulos;
- Cronograma.

No exame, será avaliado o conhecimento do candidato sobre o tema de dissertação ou tese e sobre a literatura básica relacionada e a estrutura proposta para a dissertação ou tese.

Em caso de reprovação, o exame de qualificação deverá ser repetido, respeitando-se o prazo de até 6 meses antes do prazo máximo para depósito da dissertação ou tese. Se for reprovado pela segunda vez, o aluno é desligado do curso.

O formulário do exame está disponível nas páginas dos respectivos Programas:
Administração
Economia
Contabilidade