Mestrado - Secretários da Fazenda e do Planejamento influenciam o orçamento? Evidências para os estados brasileiros

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
25/06/2021 - 16:00 até 19:00

Pedro Henrique Da Silva Santos Salerno

Mestrado - Secretários da Fazenda e do Planejamento influenciam o orçamento? Evidências para os estados brasileiros

Orientadora: Profa. Dra. Fabiana Fontes Rocha

Comissão: Profs. Drs. Pedro Henrique Thibes Forquesato, Sérgio Naruhiko Sakurai e Dra. Ana Carolina Giuberti

Link YouTube: https://youtu.be/0rHm19OPsF0

Resumo*

As frequentes crises financeiras dos governos subnacionais brasileiros e suas consequências macroeconômicas motivam o estudo dos determinantes do balanço fiscal. A literatura de escolha pública chama atenção para a importância dos incentivos dos agentes políticos que realizam as decisões orçamentárias. Propõe-se uma análise do processo orçamentário e da confecção das previsões que norteiam a política fiscal. Conjectura-se, de acordo com a literatura de escolha pública, que os agentes políticos responsáveis pelo orçamento possuem incentivos para realizarem previsões propositalmente enviesadas. Com uma base de dados em painel dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal no período de 1995 a 2018, temos como objetivo analisar empiricamente o poder explicativo dos erros de projeção sobre os saldos fiscais: observa-se que 10% da subestimação de receita se manifesta como melhora do resultado fiscal. Além disso, com uso de dados inéditos dos secretários responsáveis pelo orçamento, exploramos quais de suas características pessoais, profissionais e políticas explicariam as tendências das previsões e os saldos fiscais: observa-se que secretários da Fazenda mais experientes no cargo influenciam negativamente os balanços fiscais, enquanto a experiência dos secretários do Planejamento se relaciona positivamente com estes. Tais observações são importantes para entender qual é a responsabilidade dos secretários incumbidos pelo orçamento sobre a trajetória fiscal dos estados brasileiros.

Codificação JEL: C33, H30, H71, H72

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos