Informações gerais sobre o programa

* O que são os Cursos de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) da FEA-USP?

Os cursos do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP (PPGCC) são stricto sensu, ou seja, os cursos compreendem Programas de Mestrado e Doutorado. Podem ser realizados por qualquer aluno que tenha finalizado a graduação e são voltados para área acadêmica e de pesquisa. Não se trata de uma especialização voltada ao mercado de trabalho. Não temos MBA e pós-graduação lato sensu.

O PPGCC é um curso pioneiro no país com mais de 50 anos de história. Dentre seus egressos estão acadêmicos, reguladores e profissionais reconhecidos e com grande influência nas áreas contábeis, gerenciais e financeiras no Brasil e internacionalmente.

* Quais são os Pré-requisitos para ingresso na Pós-graduação?

a) Para o curso de Mestrado: ser portador(a) de diploma pleno de Curso de Graduação de validade nacional reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) ou cuja equivalência seja ou venha a ser reconhecida pela USP. Para o curso de Doutorado: ser portador(a) do título de Mestre com validade nacional ou cuja equivalência seja ou venha a ser reconhecida pela USP.

b) Ser aprovado no processo seletivo do respectivo curso (mestrado ou doutorado), incluindo:

    b1) Comprovação, no ato da Inscrição, de proficiência em Língua Não-Nativa, conforme indicado nos Editais;

    b2) Apresentação dos resultados dos Testes de Conhecimentos Gerais realizados, conforme indicado nos Editais.

    b3) No caso do doutorado, apresentação de projeto tese a ser desenvolvido, conforme indicado nos Editais.

* No que consiste o processo seletivo do Mestrado?

O processo seletivo do Mestrado é realizado em duas etapas:

1) Realização dos Testes de Conhecimentos Gerais;

2) Arguição e avaliação curricular do candidato por comissão composta por professores do PPGCC.

Além das duas etapas o candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, (1) comprovação de proficiência em Língua Não-Nativa, conforme editais, e (2) comprovação de que é portador de diploma de Curso de Graduação de validade nacional ou equivalência reconhecida pela USP na data da matrícula.

* No que consiste o processo seletivo do Doutorado?

O processo seletivo do Doutorado é realizado em três etapas:

1) Realização dos Testes de Conhecimentos Gerais;

2) Análise do projeto de tese em sistema double blind review

3) Arguição do projeto de tese e avaliação curricular do candidato por comissão composta por professores do PPGCC.

Além das três etapas o candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, (1) comprovação de proficiência em Língua Não-Nativa, conforme editais, e (2) comprovação de que é portador do título de Mestre com validade nacional ou equivalência reconhecida pela USP na data da matrícula.

* Quais os Testes de Conhecimentos Gerais aceitos para o Processo de Seleção?

a) Teste ANPAD, aplicado pela ANPAD (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração);

b) GRE® (Graduate Record Examinations), aplicado pelo ETS (Educational Testing Service);

c) GMAT® (Graduate Management Admission Test), aplicado pelo GMAC (Graduate Management Admission Council).

Os resultados devem ser apresentados no momento da inscrição para o Processo Seletivo. O percentil mínimo de aproveitamento geral (percentile rank) exigido pelo programa é de 50%.

* Quais são os Testes de Proficiência aceitos nos Processos de Seleção do Programa e quando devem ser apresentados?

a) TOEFL (Test of English as a Foreign Language) – IBT. Pontuação mínima:  65;

b) TOEFL (Test of English as a Foreign Language) – ITP Level 1. Pontuação mínima: 500;

c) IELTS (International English Language Testing System). Pontuação mínima: 6,5;

d) Cambridge Assessment English: B2 First (First FCE);

e) ECCE (Examination for the Certificate of Competency in English): APROVAÇÃO (High Intermediate Level Certification, B2);

f) GRE ® (Graduate Record Examinations - 130 a 170). Pontuação mínima: 160 pontos na Seção Verbal  (verbal reasoning);

g) GMAT® (Graduate Management Admission Test - 0 a 60). Pontuação mínima: 45 pontos na Seção Verbal  (verbal section)

Os comprovantes devem ser apresentados no momento da inscrição para o Processo Seletivo.

Exclusivamente para candidatos do Mestrado, há possibilidade de utilização do teste ANPAD mediante pontuação mínima de 480 pontos na prova de língua inglesa:

- Prova de Inglês da ANPAD (0 A 600). Pontuação Mínima: 480 pontos

Os candidatos que não obtiverem a nota mínima do teste ANPAD deverão, necessariamente, apresentar outro teste de proficiência aceito pelo PPGCC no momento da inscrição do Processo Seletivo.

Para candidatos do Doutorado (ou Doutorado Direto) não será aceito o teste ANPAD como forma comprovação de proficiência, mesmo para egressos do Mestrado no PPGCC. Nesses casos, há necessidades de apresentação de um dos testes aceitos para o processo do Doutorado (TOEFL, IELTS, B2 First, ECCE, GRE Verbal, GMAT verbal).

* Posso reaproveitar o resultado dos Testes de Conhecimentos Gerais e Testes de Proficiência provas realizadas anteriormente?

Para o processo seletivo de 2022, terão validade os testes de conhecimentos gerais, ANPAD, GRE e GMAT e de proficiência, TOEFL-IBT, TOEFL-ITP, IELTS B2 First, ECCE, GRE Verbal, GMAT Verbal,  realizados a partir de 2017.

* o Projeto de Tese precisa ser apresentado para Ingresso no Mestrado e Doutorado?

Somente para o Doutorado. Deverá ser inserido no sistema no momento da inscrição, em PDF e sem identificação do candidato, em língua inglesa ou portuguesa.

* A pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-USP te especializa em alguma área?

Apesar do ingresso ocorrer por linha de pesquisa, aos futuros egressos do PPGCC será outorgado o título de mestre ou doutor em Ciências, Programa de Controladoria e Contabilidade, Área de Concentração: Controladoria e Contabilidade: Contabilidade.

* Quais são as linhas de pesquisa que posso me inscrever? É possível mudar de linha no decorrer do curso?

As linhas de pesquisa são:

· Linha 1 - Controladoria e Contabilidade Gerencial

· Linha 2 - Contabilidade para Usuários Externos

· Linha 3 - Finanças e Atuária

· Linha 4 - Educação e Pesquisa em Contabilidade

A mudança de linha é possível, desde que justificada, com concordância do orientador e aval da CCP.

* Qual o valor do curso?

O curso é inteiramente gratuito.

 * Em que período ocorrem as aulas?

As aulas ocorrem unicamente de segunda a sexta-feira no período da manhã ou tarde. 

* A inscrição no processo seletivo do PPGCC é cobrada?

A inscrição no processo seletivo não é cobrada. No entanto, a inscrição para realização dos testes de Conhecimentos Gerais e de Proficiência que o processo seletivo utiliza, sim. 

* Em que consiste a arguição oral?

Mestrado: Uma conversa sobre os interesses do candidato, seus conhecimentos sobre a área e seu currículo Lattes.

Doutorado: Uma conversa sobre os interesses do candidato, seus conhecimentos sobre a área, seu currículo Lattes e o projeto de pesquisa enviado previamente.

* O que significa percentil mínimo de 50% exigido para ingresso na Pós-graduação?

O processo seletivo exige dos candidatos o percentil mínimo de geral 50% de aproveitamento (percentile rank). O percentil geral representa o quão bem você foi em uma determinada edição do teste de conhecimentos gerais em relação a todos os demais que realizaram a mesma edição. 

Por exemplo: se você obteve o maior escore em uma determinada edição, ainda que não tenha acertado todas as questões, você terá um percentil de 100%, indicando que todos os demais que realizaram aquela edição obtiveram resultado abaixo do seu.

Entende-se por percentil geral o conjunto de todas as provas (nota geral). Assim, mesmo que em uma prova específica você tenha ficado abaixo de 50%, você estará, a princípio, apto à continuidade do processo seletivo desde que seu percentil geral fique acima dos 50%.

Note que a obtenção do percentil mínimo não garante nem sugere aprovação no processo seletivo ou em qualquer uma de suas etapas, uma vez e as notas são comparadas e ranqueadas entre os demais candidatos e outros aspectos são avaliados para o preenchimento das vagas disponíveis, conforme editais.

* Posso ter bolsas de estudos?

Há a possibilidade de bolsas de estudos, mas isso será definido somente após o ingresso no programa. Existe uma comissão de bolsas que irá avaliar a necessidade dos alunos de acordo com número de bolsas disponíveis e as regras do programa. É possível que não haja bolsas para atender todos os alunos, nesse caso pode haver lista de espera.

* Existe processo seletivo diferenciado para alunos estrangeiros?

Não. Visando uma isonomia o processo seletivo é o mesmo para candidatos brasileiros e estrangeiros. Os candidatos que se sentirem mais a vontade com a língua inglesa poderão optar por realizar os testes GRE ou GMAT ao invés da ANPAD.

 * Onde faço e quando a inscrição para o Processo seletivo?

A inscrição será realizada dentro do período informado em Edital e no site indicado no mesmo. O candidato deve preencher/anexar os seguintes documentos: preencher a Ficha de Inscrição, anexar os resultados do Teste de Conhecimentos Gerais; Anexar o resultado da proficiência em língua estrangeira; Anexar o projeto de tese no caso do Doutorado.

 

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO