Histórico

Criado em 13 de outubro de 1970, o Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade (PPGCC) do Departamento de Contabilidade e Atuária (EAC) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é o mais antigo programa de pós-graduação em Ciências Contábeis do Brasil. O Programa de Mestrado iniciou suas atividades em 1970 e o Programa de Doutorado em 1978, sendo o único curso de doutorado em Contabilidade no país até 2008.

Nos seus mais 50 anos de existência, o PPGCC/FEA/USP contribuiu decisivamente para o desenvolvimento das Ciências Contábeis no Brasil, formando quase mil mestres e doutores e criando e disseminando o conhecimento contábil. Seu pioneirismo e excelência são marcas que permanecem até hoje, sendo o único Programa de Pós-graduação em Contabilidade com nota 6 na avaliação quadrienal da Capes.

Os docentes, discentes, egressos e colaboradores do programa abriram caminhos, fomentaram o desenvolvimento de centros de pesquisa, difundiram conhecimento fundamental e avançado e influenciaram a prática contábil por todo o país.

No aniversário de 50 anos do PPGCC, ocorrido em 2020, foi criado site comemorativo que detalha o histórico do programa, que se confunde com a história da pós-graduação em Contabilidade no Brasil. O site também coleta uma série de depoimentos, fatos e fotos de professores, egressos e alunos do programa e pode ser consultado em: ppgcc50anos.fipecafi.org