Disciplinas

Métodos de Pesquisa em Contabilidade


Disciplina: EAC5879-2

Área de Concentração: 12136

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Esta disciplina tem por objetivo apresentar as principais técnicas de pesquisa científica. Visa-se capacitar o aluno para que este possa entender o processo de investigação científica nas ciências sociais aplicadas, particularmente na área de Contabilidade.

Justificativa:
Espera-se que o estudante se torne capacitado a elaborar e conduzir um projeto de pesquisa científica, alinhado ao estado das artes da área de Ciências Contábeis. Ao final da disciplina o pós-graduando deverá estar apto a elaborar seu projeto de dissertação ou tese de acordo as exigências e padrões de qualidade do PPGCC.

Conteúdo:
Aula 1
Tópico: Introdução
Referências: (Godfrey-Smith, 2003, cap. 1 e 2) (Smith, 2011, cap. 1)

Aula 2
Tópico: Teoria, método científico e teorias contábeis
Referências:(Popper, 2007, cap. 1 e 2), (Hines, 1988), (Watts & Zimmerman, 1979)

Aula 3
Tópico: Ética
Referências: (Smith, 2011, cap. 6), (Fapesp, 2012), (FEA/USP, 2009), (USP, 2001) (Committee on Science, Engineering, and Public Policy, National Academy of Science, National Academy of Engineering, 2009, capítulos "Mistakes and negligence", "Research misconduct", "Responding to suspected violations of professional standards".)

Aula 4
Tópicos: Ideia de pesquisa; Teoria, literatura e hipótese
Referências: (Smith, 2011, cap. 2 e 3), (Martins & Theóphilo, 2009, cap. 3), (Bryman, 2007).

Aula 5
Tópicos: Coleta e análise de dados
Referências: (Smith, 2011, cap. 4 e 5), paper escolhido pelo aluno sobre o tema da aula.

Aula 6
Tópico: Formatação e padronização
Referências: (Martins & Theóphilo, 2009, cap. 8 e 9), (Sampieri, Collado, & Lucio, 2006, cap. 11), (Funaro et al., 2009).

Aula 7
Tópico: Prova P1

Aula 8
Tópico: Archival research
Referências: (Smith, 2011, cap. 10), (Moers, 2006), paper escolhido pelo aluno sobre o tema da aula.

Aula 9
Tópico: Survey e Case study
Referências: (Smith, 2011, cap. 8 e 9), (Cooper & Morgan, 2008), paper escolhido pelo aluno sobre o tema da aula.

Aula 10
Tópico: Behavioral research and Tax research
Referências: (Birnberg, 2011), (Hanlon & Heitzman, 2010)

Aula 11
Tópico: Experimentos
Referências: (Smith, 2011, cap. 7), (Gall, Gall, & Borg, 2007, cap. 12 e 13), paper escolhido pelo aluno sobre o tema da aula.

Aula 12
Tópico: Inovação, qualidade e estagnação na pesquisa contábil
Referências: (Basu, 2012), (Moser, 2012), (Chapman, 2012)

Aula 13
Tópico: Como publicar? Como aparecer?
Referências: (Smith, 2011, cap. 12), (Brown, 2005), (Stout, Rebele, & Howard, 2006)

Aula 14
Tópico: Apresentação e discussão dos projetos
Referências: Projeto a ser elaborado pelo aluno

Aula 15
Tópico: P2
Estratégias de Ensino:
Aulas expositivas
Apresentação de textos por parte dos alunos
Exercícios e resenhas


Projeto de dissertação ou tese:
a) Conteúdo
No transcorrer da disciplina os alunos devem elaborar o projeto de dissertação ou tese. O projeto deve apresentar com clareza o marco teórico, o estado das artes da literatura relevante, as hipóteses iniciais, o desenho da pesquisa, as bases de dados e as técnicas a serem utilizadas. A nota levará em conta a criatividade, a capacidade de análise, o adequado emprego dos conceitos e modelos teóricos e a viabilidade do eventual trabalho empírico planejado. O uso de trabalhos de outras disciplinas, cópias, plágios, apropriação de trabalho alheio e atos similares serão punidos. Em caso de dúvidas, consulte o professor com a devida antecedência. O projeto deverá ter no máximo cinco páginas.

b) Formato
Padrão geral: APA 6ª edição.

Avaliation methods:
Forma de avaliação:
Avaliação do Aprendizado:
Exercícios, resenhas e apresentação de artigos: 20%
Projeto de dissertação ou tese 25%
Prova P1: 20%
Prov

Notas:
Disciplina oferecida aos alunos do Curso de Mestrado.

Bibliografia:
Basu, S. (2012). How Can Accounting Researchers Become More Innovative? Accounting Horizons, 26(4), 851–870. doi:10.2308/acch-10311
Birnberg, J. (2011). A proposed framework for behavioral accounting research. Behavioral Research in Accounting, 23(1), 1–43. Retrieved from http://aaajournals.org/doi/abs/10.2308/bria.2011.23.1.1
Brown, L. (2005). The importance of circulating and presenting manuscripts: Evidence from the accounting literature. The Accounting Review, 80(1), 55–83. Retrieved from http://www.aaajournals.org/doi/abs/10.2308/accr.2005.80.1.55
Bryman, A. (2007). The research question in social research: what is its role? International Journal of Social Research Methodology, 10(1), 5–20. doi:10.1080/13645570600655282
Chapman, C. S. (2012). Framing the Issue of Research Quality in a Context of Research Diversity. Accounting Horizons, 26(4), 821–831. doi:10.2308/acch-10314
Committee on Science, Engineering, and Public Policy, National Academy of Science, National Academy of Engineering, and I. of M. of the N. A. (2009). On Being a Scientist: a guide to responsible conduct in research. Proc. NatL Acad. Sci USA (3rd. ed., p. 63). Washington, D.C: National Academics Press. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC298435/
Cooper, D., & Morgan, W. (2008). Case study research in accounting. Accounting Horizons, 22(2), 159–178. doi:10.2308/acch.2008.22.2.159
Fapesp. (2012). Código de boas práticas científicas. São Paulo: Fapesp. Retrieved from http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_jun2012.pdf
FEA/USP. (2009). Código de Ética de Pesquisa da FEA/USP. São Paulo.
Funaro, V. M. B. de O. (coord), Pestana, M. C., Garcia, E. M., Rebello, M. A. de F. R., Ayello, M. A. B., Carvalho, M. J. de J., … Lombardi, V. de V. (2009). Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso (2a ed., p. 85). São Paulo: Universidade de São Paulo. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.
Gall, M. D., Gall, J. P., & Borg, W. R. (2007). Educational Research (8th ed., p. 672). Boston: Pearson.
Godfrey-Smith, P. (2003). Theory and reality: an introduction to the philosophy of science (1st ed., p. 272). Chicago: University of Chicago Press.
Hanlon, M., & Heitzman, S. (2010). A review of tax research. Journal of Accounting and Economics, 50(2-3), 127–178. doi:http://dx.doi.org/10.1016/j.jacceco.2010.09.002
Hines, R. (1988). Popper’s methodology of falsificationism and accounting research. Accounting Review, LXIII(4), 657–662. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/10.2307/247905
Martins, G. de A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas (2a ed., p. 247). São Paulo: Atlas.
Moers, F. (2006). Doing archival research in management accounting. In C. S. Chapman, A. G. Hopwood, & M. D. Shields (Eds.), Handbook of Management Accounting Research (pp. 399–413). Amsterdam: Elsevier. doi:10.1016/S1751-3243(06)01016-9
Moser, D. V. (2012). Is Accounting Research Stagnant? Accounting Horizons, 26(4), 845–850. doi:10.2308/acch-10312
Popper, K. (2007). A lógica da pesquisa científica (p. 567). São Paulo: Cultrix.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, M. del P. B. (2006). Metodologia de Pesquisa (p. 624). São Paulo: McGraw-Hill.
Smith, M. (2011). Research Methods in Accounting (2nd ed., p. 223). London: Sage.
Stout, D., Rebele, J., & Howard, T. (2006). Reasons research papers are rejected at accounting education journals. Issues in Accounting Education, 21(2), 81–98. Retrieved from http://www.aaajournals.org/doi/abs/10.2308/iace.2006.21.2.81
USP. (2001). Código de ética da Universidade de São Paulo.
Watts, R., & Zimmerman, J. (1979). The demand for and supply of accounting theories: the market for excuses. Accounting Review, LIV(2), 273–305. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/10.2307/245516