Disciplinas

Seminários de Pesquisa em Educação e Pesquisa Contábil


Disciplina: EAC5876-2

Área de Concentração: 12136

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
O objetivo é ser abrangente em termos de cobertura e provocativo, trazendo alguns questionamentos e reflexões, em termos do estágio de desenvolvimento e das perspectivas da área. Destina-se principalmente aos/às candidatos/as da Linha 4 – Educação e Pesquisa em Contabilidade, mas acolherá também candidatos/as de outras linhas de pesquisa que queiram aprofundar seu estudo na área. Tem um enfoque complementar à disciplina de Fundamentos Teóricos de Contabilidade, especialmente no que diz respeito aos temas: 2. Conhecimento, Ciência e Pesquisa; 3. Ciência Contábil e Alcance; e 8. Educação e Pesquisa. Por outro lado aprofunda-se em temas como hegemonia em ciência e prática científica.


OBJETIVOS EDUCACIONAIS
Como resultado da participação ativa nas discussões e do preparo prévio e reflexão, espera-se que o/a participante ao final deste curso:

(1) Seja capaz de enunciar as ideias/teorias seminais e os principais pensadores;
(2) Esteja apto/a a discutir os principais conceitos e de relacioná-los, bem como identificar suas limitações;
(3) Tenha condições de enunciar problemas de pesquisa na linha, aplicando as teorias e conceitos;
(4) Desenvolva recursos e competências que lhe permitam analisar criticamente uma proposta de pesquisa/artigo;
(5) Desenvolva recursos e competências para estruturar/revisar/desenvolver o projeto de pesquisa de dissertação ou tese iniciado em Métodos de Pesquisa em Contabilidade e participar ativamente da discussões dos projetos de pesquisa apresentadas pelos/as colegas.

Justificativa:
Este curso tem por objetivo apresentar ao/à estudante os principais temas de pesquisa na área. O curso é dividido em três blocos e aborda as principais teorias sobre conhecimento (ontologia e epistemologia), ensino e aprendizagem e pesquisa.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
O curso está estruturado em leituras orientadas e discussão de artigos e livros. A compreensão da relevância do ensino centrado no participante leva a um modelo em que, em todos os encontros, é valorizada a participação ativa e a postura contributiva e crítica. A crítica é entendida como a análise baseada em critérios e balizada pela possibilidade de contribuição para a discussão/projetos. Os professores têm a função de alimentar a discussão e fomentar o debate. A presença é essencial para participação nas discussões e troca de experiências

Conteúdo:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Este curso está dividido em três blocos, com as seguintes temáticas e ênfases:

Bloco 1:Teorias
1. Ontologia, Epistemologia & Metodologia
2. Ontologia, Epistemologia & Metodologia
3. Teorias de Currículo
4. Teorias de Ensino & Aprendizagem

Bloco 2: Pesquisa em Educação
5. A Natureza da Pesquisa em Educação (Ética)
6. Experimento em pesquisa educacional
7. Estudo de caso
8. Avaliação
9. Pesquisa-Ação

Bloco 3: Pesquisa
10. Hegemonia em Pesquisa
11. Prática da Pesquisa
12. Ciencitometria, Bibliometria

PROGRAMAÇÃO
Semana Conteúdo Ref. Artigo
1 Ontologia, Epistemologia & Metodologia 1.1, Cap 1 & 1.2, Cap 5 Interpretive and Critical Research in Accounting
2 Ontologia, Epistemologia & Metodologia 1.3, Cap 1 Radical Developments in Accounting Thought
3 Teorias de Currículo 2.1 Cap 3 & 2.2 Changes in accounting curricula: discussion and design.
4 Teorias de Ensino & Aprendizagem 2.3, Cap 2; 2.4, Cap 4; 2.5, Teaching effectively The Use of Technology in the Delivery of Instruction
Adoption of IFRS in Brazil and the Consequences to Accounting Education
5 A Natureza da Pesquisa em Educação (Ética) 3.6, Cap 1 Ethics and Accounting Education
6 Experimento em pesquisa educacional 3.6, Cap 12 A Successful Competency-Based Writing Skills Development Programme
7 Experimento em pesquisa educacional 3.6, Cap 13 The effects of group quizzes on performance and motivation to learn
8 Estudo de caso 3.6, Cap 14 Evaluation use and involvement of internal stakeholders: The case of a new non-degree program in Brazil
9 Avaliação 3.6, Cap 17 Educational Assessment and the AACSB
An Assessment Program for Accounting
10 Avaliação 3.6, Cap 17 Assessing the Teaching Quality of Accounting Programmes
Evaluation of doctoral programs in accounting
11 Pesquisa-Ação 3.6, Cap 18 Using Action Research to Improve
Learning and the Classroom
Learning Environment
12 Hegemonia em Pesquisa 4.1, 4.2, 4.3 Blessed are the gatekeepers
The Social Construction of Research
Advice: The American Accounting
Association Plays Miss Lonelyhearts
On “Research vs. Teaching”:
A Long-Term Perspective
13 Prática da Pesquisa 4.4 US doctoral students familiarity with accounting journals: insights into the structure of the US academy
The structure and progressivity of accounting research: the crisis in the academy revisited
Reasons Research Papers Are Rejected at Accounting Education Journals
14 Ciencitometria & Bibliometria Ranking North American accounting scholars
Accounting Education Research: Ranking Institutions and Individual Scholars
15 Apresentação e Discussão dos Projetos de Tese
16 Prova

Avaliation methods:
A nota do curso será baseada nos seguintes critérios:
Resenhas e apresentação de artigos: 20%
Projeto de dissertação ou tese (relatório escrito e apresentaçã

Notas:
Está disciplina é obrigatória para os alunos da linha 4 do Curso de Doutorado.

Bibliografia:
Referências (REF)
1.1 Crotty, M. (1998). The foundations of social research: Meaning and perspective in the research process. Sage. Cap. 1: Introduction: The Research Process.
1.2 Luttrell, W. (2009). Qualitative Educational Research: Readings In Reflexive Methodology And Transformative Practice Author: Wendy Luttrell, P. Cap. 5: Seeing through Science.
1.3 Longino, H. E. (1990). Science as social knowledge: Values and objectivity in scientific inquiry. Princeton University Press. Cap. 1: Good Science, Bad Science.

2.1 Toohey, S. (1999). Designing Courses for Higher Education. Open University Press, 325 Chestnut Street, Philadelphia, PA 19106. Cap. 3: Beliefs, values and ideologies in Course Design.
2.2 Goodson, I. F. (2008). Currículo: teoria e história. Vozes.
2.3 Marton, F., & Booth, S. A. (1997). Learning and awareness. Routledge. Cap. 2: Qualitative Differences in Learning.
2.4 Ramsden, Paul. (2003). Learning to teach in higher education. London: RoutledgeFlamer. Cap. 4: Approaches to learning.
2.5 Perry, Raymond P.; Smart, John C. (1997). Effective Teaching in higher education. New York: Agathon Press. Teaching effectively: Which Students? What Methods?

3.6 Gall, M. D., Borg, W. R., & Gall, J. P. (1996). Educational research: An introduction. Longman Publishing.

4.1 Foucault, M. (1979). Genealogia e poder. Microfísica do poder, 18, 166-177.
4.2 Harding, S. G. (1998). Is science multicultural?: Postcolonialisms, feminisms, and epistemologies. Indiana University Press. Cap. 1: A Role of Postcolonial histories of science in theories of knowledge? Conceptual Shifts
4.3 Foucault, M. (2009). A Arqueologia do Saber, 7ª. Rio de Janeiro, Forense Universitária. Cap. 6: Ciência e Saber.
4.4 Bourdieu, P. (1988). Homo academicus. Stanford University Press. The Ordinary professors and the reproduction of the corps.

Artigos (ART)
Ainsworth, P. (2001).Changes in accounting curricula: discussion and design. Accounting Education, v.10, n.3, p. 279-297.
Alam, K. F. (1998). Ethics and accounting education. Teaching Business Ethics, 2(3), 261-272.
Albrecht, W. S., & Sack, R. J. (2000). Accounting education: Charting the course through a perilous future (Vol. 16). Sarasota, FL: American Accounting Association.
Baker, C . R . and Bettner, M . S . (1997). Interpretive and Critical Research in Accounting : A Commentary on its Absence from Mainstream Accounting Research. Critical Perspectives on Accounting, 8 , 293 – 310
Bryant, S. M., & Hunton, J. E. (2000). The use of technology in the delivery of instruction: Implications for accounting educators and education researchers. Issues in Accounting Education, 15(1), 129-162.
Byrne, M., & Flood, B. (2003). Assessing the teaching quality of accounting programmes: An evaluation of the Course Experience Questionnaire. Assessment & Evaluation in Higher Education, 28(2), 135-145.
Carvalho, L. N., & Salotti, B. M. (2012). Adoption of IFRS in Brazil and the Consequences to Accounting Education. Issues in Accounting Education,28(2), 235-242.
Chua, Wai Fong. Radical developments in accounting thought. Accounting Review (1986): 601-632.
Clinton, B. D., & Kohlmeyer III, J. M. (2005). The effects of group quizzes on performance and motivation to learn: Two experiments in cooperative learning. Journal of Accounting Education, 23(2), 96-116.
Cornachione Jr, E. B., Trombetta, M. R., & Casa Nova, S. P. (2010). Evaluation use and involvement of internal stakeholders: The case of a new non-degree online program in Brazil. Studies in Educational Evaluation, 36(1), 69-81.
Craig, R., & McKinney, C. N. (2010). A Successful Competency-Based Writing Skills Development Programme: Results of an Experiment 1. Accounting Education: an international journal, 19(3), 257-278.
Cunningham, B. M. (2008). Using action research to improve learning and the classroom learning environment. Issues in Accounting Education, 23(1), 1-30.
Demski, J. S., & Zimmerman, J. L. (2000). On “Research vs. Teaching”: A long-term perspective. Accounting Horizons, 14(3), 343-352.
Fogarty, T. J. (2011). The Social Construction of Research Advice: The American Accounting Association Plays Miss Lonelyhearts. Accounting and the Public Interest, 11(1), 32-51.
Fogarty, T. J., & Liao, C. H. (2009). Blessed are the gatekeepers: A longitudinal study of the editorial boards of The Accounting Review. Issues in Accounting Education, 24(3), 299-318.
Holderness Jr, D. K., Myers, N., Summers, S. L., & Wood, D. A. (2013). Accounting Education Research: Ranking Institutions and Individual Scholars. Issues in Accounting Education.
Schwartz, B. N., Williams, S., & Williams, P. F. (2005). US doctoral students’ familiarity with accounting journals: insights into the structure of the US academy. Critical Perspectives on Accounting, 16(3), 327-348.
Shaftel, J., & Shaftel, T. L. (2007). Educational Assessment and the AACSB. Issues in Accounting Education, 22(2), 215-232.
Stammerjohan, W. W., & Hall, S. C. (2003). Evaluation of doctoral programs in accounting: an examination of placement. Journal of Accounting Education, 20(1), 1-27.
Stivers, B. P., Campbell, J. E., & Hermanson, H. M. (2000). An assessment program for accounting: Design, implementation, and reflection. Issues in Accounting Education, 15(4), 553-581.
Stout, D. E., Rebele, J. E., & Howard, T. P. (2006). Reasons research papers are rejected at accounting education journals. Issues in Accounting Education, 21(2), 81-98.
Leitura Extra (LE)

Dacin, M. T., Munir, K., & Tracey, P. (2010). Formal dining at Cambridge colleges: Linking ritual performance and institutional maintenance. Academy of Management Journal, 53(6), 1393-1418.
Karen C. Miller, Morris H. Stocks, Thomas Y. Proctor (2010), Publishing and utilizing relevant research in accounting: The impact on the perception of effective teaching, in Anthony H. Catanach, Dorothy Feldmann (ed.) 11 (Advances in Accounting Education, Volume 11), Emerald Group Publishing Limited, pp.221-246.