Histórico

O Decreto-Lei nº 15.601, de 26 de janeiro de 1946 instalou a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (hoje Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) tendo como finalidades:
 
1) o ensino, em grau superior, de Economia e Administração; 2) a realização de estudos e pesquisas relativas a esses ramos de conhecimento científico e técnico.
 
A Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas foi autorizada, inicialmente, a manter dois cursos: 1) Curso de Ciências Econômicas e 2) Ciências Contábeis e Atuariais.
 
O curso de Bacharelado em Ciências Contábeis foi instituído pelo Decreto Lei nº 7.988, de 22 de Setembro de 1945, vinculado a Ciências Atuariais. Por esse motivo, as disciplinas constantes no Projeto Político Pedagógico do curso enfatizavam diversos conhecimentos profissionais no campo da matemática e da estatística.
 
Com a instituição da Lei nº 1.401, de 31 de Julho de 1951, os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais foram desdobrados. Como consequência natural, as disciplinas indicadas para o curso de Ciências Contábeis passaram a enfatizar, principalmente, o conhecimento profissional em contabilidade e finanças, complementado por conhecimento profissional na área de negócios e gestão organizacional.
 
Em 2002, o curso de Ciências Contábeis passou a ser pautado pelas diretrizes curriculares constantes no Parecer 146/2002 (Resolução 10/2004) do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES).
 
Em 2015, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FEA/USP obteve selo de qualidade internacional por meio da acreditação da CIMA - Chartered Institute of Management Accountants com a isenção de toda a grade fundamental de qualificação exigida pela instituição, fazendo com que os graduados no curso que optem pela acreditação profissional ingressem diretamente no nível de gestão avançada.
 
Também em 2015, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis da FEA/USP obteve acreditação da IMA - Institute of Management Accountants, instituição norte-americana, sendo o curso da FEA/USP o único da América Latina a possuir tal qualificação.
 
Já em 2017, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis obteve mais um selo de qualidade internacional por meio da acreditação da ACCA - Association of Chartered Certified Accountants com a isenção de sete das nove provas de qualificação fundamental exigidas pela instituição.