O que são as Ciências Atuariais (Atuária)

As Ciências Atuariais (Atuária) é a ciência que que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas: econômicas, financeiras e biométricas, com o objetivo de prover proteção social. Para isso, as metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, modelos matemáticos, probabilísticos, estatísticos com o objetivo de descrever e representar fenômenos dotados de incerteza a respeito de suas causas, realizações e impactos. Portanto, a Atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar.
 
Embora suas origens tenham raízes na Roma antiga, as ciências atuariais surgiram formalmente na Inglaterra no século XIX, estudando os padrões de mortalidade da população e seus principais desdobramentos: cálculos da expectativa de vida, com interesse em aposentadorias e pensões.
 
A partir do início do século XX (em particular, com a publicação do trabalho seminal de Lundberg em 1903), aplicações da teoria dos processos estocásticos que representavam a dinâmica das operações de seguros expandiram a abrangência do campo de conhecimento. Além disso, a sofisticação dos produtos securitários e novos desenhos de proteção social de curto e longo prazo ensejaram maior integração entre as seguradoras e o mercado financeiro, fazendo com que a fossem cada vez mais necessárias as integrações entre conhecimentos das áreas de Economia, Finanças, Contabilidade, Matemática, Estatística e Direito.
 
A ligação da Ciências Atuariais com as indústrias de seguros e previdência é historicamente relevante. Contudo, atualmente, entende-se que o atuário é muito mais do que um técnico, mas um gestor de riscos, apto a inserir-se em qualquer instância do ciclo de Gestão dos Riscos. Na graduação, o aluno é preparado para ser um profissional qualificado para identificar, analisar, mensurar/quantificar, eliminar, prevenir, mitigar, transferir, monitorar eventos que possam ter alguma consequência financeira adversa para pessoas ou empresas.
 
Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: (i) vida, e (ii) não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo envolvendo os seguros de pessoas, como morte precoce, aposentadoria, pensões e saúde. Já o segundo envolve temas ligados à modelagem de ativos (físicos ou financeiros), gerenciamento financeiro de empresas, desenhos de produtos e apreçamento de apólices de seguros patrimoniais, empresariais, financeiros, de responsabilidade e de capitalização.
 
Sendo a Matemática a linguagem natural das Ciências Atuariais, o Atuário é capaz de exercer a sua profissão em qualquer lugar do mundo. O novo Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Atuariais da FEA/USP está alinhado aos currículos internacionalmente praticados.