Carlos Eduardo Gonçalves e Mauro Rodrigues lançam livro para ensinar a “lógica econômica”

19/08/2009

Os economistas Carlos Eduardo Soares Gonçalves e Mauro Rodrigues, professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), lançarão dia 26, às 11h15, na sala da Congregação da Faculdade, o livro Sob a Lupa do Economista – Uma análise econômica sobre bruxaria, futebol, terrorismo, bilheterias de cinema e outros temas inusitados, editado pela Campus-Elsevier.

Os autores revelam que escreveram a obra para “divulgar ao público e ao aluno principiante o poder da lógica econômica”. Redigido em linguagem simples, o livro dispensa a artilharia pesada da matemática para discutir desenvolvimentos recentes da ciência econômica, tanto no campo teórico como no empírico. São 46 textos que podem ser lidos em qualquer ordem.

Temas tradicionais de economia, como inflação e déficit público, a crise financeira de 2008/2009, o subdesenvolvimento, efeitos do comércio e da globalização, e a função das patentes na indústria farmacêutica também são tratados por Gonçalves e Rodrigues. No entanto, a maioria dos textos aborda questões distantes dos cadernos e seções de economia da imprensa, entre elas o impacto de condições econômicas sobre a atividade de caça às bruxas, o comércio de órgãos humanos, a privatização das espécies em extinção, o cálculo econômico das organizações terroristas, o efeito do protestantismo sobre o desenvolvimento da antiga Prússia.

Os dois professores sustentam que uma das principais ferramentas do economista é a análise custo-benefício.  Ela se baseia na idéia de que as pessoas respondem a incentivos e pesam custos e benefícios de suas ações.  Por exemplo, uma queda do imposto sobre veículos novos diminui o custo de possuir um carro, o que impulsiona as vendas.

Essa lógica econômica é aplicada por Gonçalves e Rodrigues para analisar diversas situações:

•    A expansão do comércio internacional nos últimos 50 anos reduziu o custo de um país ser fisicamente pequeno e, portanto, ajuda a explicar o crescimento do número de nações no mundo no período do pós-guerra

•    Os dados mostram que há mais guerra civil na África em períodos de pouca chuva porque a seca aumenta a pobreza e, portanto, o benefício de se engajar em um movimento de guerrilha que redistribui renda para o grupo vencedor

O livro também discute alguns casos em que esta lógica, se aplicada de modo muito estrito, falha ao explicar o fenômeno em questão:
 
•    Por que alguns diplomatas em Nova York pagam suas multas mesmo não sendo obrigados a tal? (importância de fatores culturais)

•    Por que os salários de faxineiros em firmas mais lucrativas são mais altos do que em firmas menos lucrativas? (questões de equidade)

Novo blog dos autores
Gonçalves e Rodrigues estão lançando com o livro o blog Sob a Lupa do Economista (http://sobalupadoeconomista.blogspot.com). O objetivo é comunicar os mais recentes resultados da pesquisa acadêmica na área de economia para o leitor não familiarizado com o ferramental matemático e estatístico.  O Blog vai mostrar o poder explicativo da lógica econômica, na análise dos mais variados fenômenos sociais, e discutir temas que afetam o cotidiano das pessoas, sejam eles puramente econômicos ou não. Confira.
 
Sobre os autores:

Carlos Eduardo Soares Gonçalves é doutor em Economia e professor da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa acadêmica na área de Economia Monetária tem sido apresentada em importantes revistas especializadas, internacionais e nacionais. Foi vice-coordenador do curso de pós-graduação em Economia da FEA-USP e colunista do caderno EU, do Valor Econômico. Publicou em 2008 o livro Economia sem truques, também editado pela Campus/Elsevier.
 
Mauro Rodrigues, doutor em Economia pela University of California, Los Angeles, é pesquisador e professor do curso de Economia da FEA-USP, onde também exerce o cargo de vice-coordenador de pós-graduação. Como docente, atua principalmente em cursos na área de Macroeconomia, na graduação e na pós-graduação. Suas áreas de pesquisa são Economia Internacional, Crescimento e Desenvolvimento Econômico. 


FEA-USP
A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade.  Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEA-USP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.


MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação
Tel: (11) 5182-1806
Antonio Carlos de Godoy antonio.godoy@printeccomunicacao.com.br
Vanessa Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br
Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br