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Efeitos da Propaganda no Consumidor e na Sociedade


Disciplina: EAD5997-1

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 8

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
42215120
Objetivos:
Desenvolver um corpo de conhecimento acerca da comunicação e da propaganda como fenômenos da condição humana, que possibilitam significação à natureza e aos objetos ao nosso redor, bem como aos fatos e acontecimentos relacionados ao consumo e à sociedade. Mais especificamente, discutir os efeitos gerados nos diversos públicos a partir das mais variadas formas de comunicação e propagandas levadas a cabo pelas organizações.


Justificativa:
A sociedade contemporânea tem mudado drasticamente nas suas mais diferentes perspectivas: social, econômica, ambiental e, especialmente, tecnológica. Nesse sentido, a interação humana com a natureza e com outras pessoas vem sofrendo uma série de mudanças. Com o advento constante de novas tecnologias, consumidores e cidadãos têm a possibilidade de se comunicar com uma gama enorme de pessoas, grupos e comunidades de todas as partes do globo, assim como buscar informação e eventualmente se engajar com
empresas de forma particular. E a propaganda como um fenômeno inerente à humanidade também se encontra no centro dessas mudanças. Acadêmicos, pesquisadores, professores e profissionais de comunicação de marketing encontram-se frente ao desafio de desvelar e explicar variados aspectos concernentes à efetividade da propaganda e como as pessoas estão engajando em processos decisórios e de compra por meio da propaganda.

Conteúdo:
Teorias da Comunicação e Sociedade; Estado da Arte da Pesquisa em Comunicação e Propaganda, Consumo e Comportamento; Efeitos da Comunicação; Consumo de Mídia, Novas Tecnologias e Redes Sociais; Julgamento, Decisão e Escolha em Propaganda, Consumo e Comportamento; Comunicação, Emoções e Sentimentos; Modelos Teóricos para Pesquisa em Propaganda e Consumo; Propaganda e Persuasão; Efeito ao Longo do Tempo; Efeito Priming e Propaganda; Efeito Framing e Saliência de Informação na Mensagem; Credibilidade da Fonte e da Mensagem; Distância Psicológica em Propaganda; Ordem de Apresentação em Propaganda; Comparação em Propaganda.


Avaliation methods:
A avaliação do desempenho acadêmico se dará da seguinte forma:

1. Máximo de 30 pontos pela elaboração de position paper envolvendo todas as referências obrig

Notas:
Espera-se que o discente colabore para a formação e manutenção de um ambiente de respeito e crescimento acadêmico e social. Evidentemente, a assiduidade é pré-requisito para o bom desempenho acadêmico.


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