Disciplinas

Empreendedorismo Digital e Territórios Criativos Inteligentes


Disciplina: EAD5987-1

Área de Concentração: 12139

Número de Créditos: 4

Carga do curso:

Teórico
(Por semana)
Prática
(Por semana)
Estudos
(Por semana)
DuraçãoTotal
848360
Objetivos:
Em relação à disciplina, espera-se que possa:
Visa-se proporcionar aos estudantes um espaço de discussão e análise de temas associados ao empreendedorismo e criatividade digital, nomeadamente a compreensão do conceito de empreendedorismo e empreendedorismo digital, os novos desafios que se colocam neste domínio, as dinâmicas dos ecossistemas empreendedores e o potencial da economia digital, a noção de "smart city" e de territórios criativos e inteligentes, e ainda, o que se entende por modelo de negócio com especial ênfase para o e-modelo de negócio e nos casos exemplificativos.
Ao final do curso espera-se que o aluno:
• Compreender o que se entende por empreeendedorismo e por empreendedor;
• Analisar o processo empreendedor considerando as suas diferentes fases;
• Compreender o conceito de empreendedorismo digital e os novos desafios que se colocam nesse contexto;
• Compreender o conceito de ecossistema empreender no âmbito da economia digital;
• Analisar o conceito de "Smart City" e territórios criativas e como as ICT contribuem para as dinâmicas e governança destes ambientes;
• Entender o conceito de modelo de negócio digital e identificar casos exemplificativos.

Justificativa:
A internet transformou a natureza das relações. Considerando os contextos da era digital juntamente com as possibilidades do empreendedorismo no contexto da criatividade, de ecossistemas e as oportunidades junto aos processos de Smat Cities e modelos de negócios digitais, faz-se oportuno e emergente trazer essas discussões no âmbito do processo de formação de estudantes em pós-graduação.

Conteúdo:
1. Criatividade e Emprendedorismo Digital: Estado de arte
a. Criatividade Digital no âmbito do processo empreendedor
b. Empreendedorismo Digital
c. Novas tendências
2. Ecossistemas empreendedores Digitais
a. Ecossistema empreendedor
b. Smart Cities e territórios criativos
3. Modelos de Negócio Digitais

Avaliation methods:
A nota final será composta das seguintes partes:
• Desenvolvimento de atividades de participação nas discussões
• Desenvolvimento de projeto organizador dos c

Notas:
Estratégias de Ensino / Tipo de Aula
Cada aula terá um contexto e método a ser trabalhado conforme plano de ensino-aprendizagem a ser entregue aos estudantes no início do curso.

Bibliografia:
European Commission (2015) "Digital Entrepreneurship Scoreboard 2015" disponível em http://ec.europa.eu/growth/tools-databases/newsroom/cf/itemdetail.cfm?item_id=8778
Ward, T. (2004). “Cognition, creativity, and entrepreneurship” Journal of Business Venturing, vol. 19, pp. 173-188.
Carvalho, L.; Williams, B. (2014) “Let the cork fly: creativity and innovation in a family business” International Journal of Entrepreneurship and Innovation, vol. 15, issue 2, pp. 127-134.
Carvalho; L.; Martins, P. (2014) “Entrepreneurship and innovation in ICT companies. A picture of ICT sector applied to a small European economy” Patricia Ordóñez (Ed) International Business Strategy and Entrepreneurship: An Information Technology Perspective, IGI Global, pp.260-275.
Schaffers, H., Komninos, N., Pallot, M., Trousse, B., Nilsson, M., & Oliveira, A. (2011). Smart cities and the future internet: Towards cooperation frameworks for open innovation. In The Future Internet Assembly(pp. 431-446). Springer Berlin Heidelberg.
Stratigea, A., Papadopoulou, C. A., & Panagiotopoulou, M. (2015). "Tools and Technologies for Planning the Development of Smart Cities". Journal of Urban Technology, vol. 22, issue 2, pp. 43-62.
Roth, S. Kaivo-Oja, J. Hirschmann., T. (2013) “Smart regions. Two cases of crowdsourcing for regional development.”International Journal of Entrepreneurship and Small Business, vol. 20, issue 3, pp. 272-285.
Osterwalder, A & Pigneur, Y (2013), “Designing Business Models”, Journal of the Association for Information Systems, vol. 14, Issue 5, pp. 237-244.
Zott, C., Amit, R. & Massa, L. (2011) “The Business Model: Recent Developments and Future Research” Journal of Management, vol. 37, Issue 4, pp. 1019-1042.
Teece, D. (2010). “Business models, business strategy and innovation”, Long Range Planning , vol. 43, pp. 172-194.
Blank, S. (2013). "Why the lean start-up changes everything". Harvard Business Review, Spotlight on Entrepreneurship, pp. 1-9.