Aproveitamento de estudos

- Os alunos dos cursos de graduação da FEA-SP poderão solicitar os aproveitamentos de estudos pretendidos em período definido anualmente pela Comissão de Graduação.

- Não serão recebidos pedidos formulados posteriormente ao prazo estipulado pela Comissão de Graduação.

- Compete ao Conselho do Departamento, ou órgão responsável, opinar a respeito da equivalência de disciplinas cursadas na Universidade de São Paulo ou em outras instituições de ensino superior, para fins de Aproveitamento de Estudos nos cursos de graduação.

- Os pedidos de aproveitamento de estudos serão homologados pela Comissão de Graduação da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável.

- Disciplinas cursadas fora da USP somente poderão ser aproveitadas até o limite de dois terços do total de créditos fixado para a integralização do respectivo currículo de acordo com o artigo 79 do Regimento Geral da USP.

- Para maiores informações, favor ler a Deliberação C.G. 02.2017, que dispõe sobre solicitação e análise de aproveitamento de estudos nos cursos de graduação da FEA/USP

- Aproveitamento de estudos em disciplinas Optativas Livres Cursadas na USP ofício C.G. 188 de 06 de dezembro de 2018.

Aproveitamento de Estudos - 2020 

O processo aconteceu no período de: 

- 21 a 27 de setembro de 2020, exclusivamente, via formulário eletrônico.

- Disciplinas: Obrigatórias, Eletivas (Cursadas na USP e/ou Fora da USP), Livres Cursadas Fora da USP

- Disciplinas: Livres Cursadas na USP

Atenção:

  1. Para acessar os formuários era necessário estar logado ao seu e-mail @ USP.br (institucional). O nome, o nome de usuário e a foto associado à sua Conta do Google eram registrados quando você fazia o upload de arquivos e enviava o formulário.
  2. No formulário disciplinas obrigatórias, eletivas (curadas dentro e/ou fora da USP) e livres fora da USP, deveria ser cadastrada 1 disciplina a ser dispensada (exemplo disciplina A) e até 4 disciplinas cursadas anteriormente (exemplo: disciplina 1, 2, 3 e 4) por formulário. Caso tivesse cursado um número maior de disciplinas (5, 6,7) e, pretende-se utilizar para equivalência da disciplina A, deveria, neste caso, ter feito um 2º formulário para a disciplina A e, incluir as disciplinas faltantes (5, 6, 7).
  3. No formulário disciplinas livres cursadas na USP, o aluno poderia ter adicionado até 8 disciplinas cursadas por formulário. Caso quisesse incluir um número maior do que 8 disciplinas, neste caso, deveria ter feito um 2º requerimento e, incluir às disciplinas faltantes. 

Documentação obrigatória - O aluno deveria ter anexado, para cada pedido de equivalência solicitada, os documentos abaixo:

1) Histórico Escolar completo, chancelado (carimbado e assinado) pela Instituição de Ensino Superior ou com certificação eletrônica, que conste a disciplina cursada com respectiva nota e frequência

2) Conteúdo Programático/Ementa da disciplina que o aluno cursou com aprovação e que utilizará para solicitar o aproveitamento de estudos. Este documento deverá estar chancelado (carimbado e assinado) pela Instituição de Ensino Superior ou com certificação eletrônica

Observações:

- Caso tenha cursado a disciplina A, na FEAUSP,  e queira solicitar aproveitamento de estudos para a disciplina B, deverá solicitar o conteúdo Programático/Ementa da disciplina A no Serviço de Graduação da FEAUSP, através do e-mail: alunofea@usp.br. Na solicitação deverá constar  às seguintes informações: Nº USP, sigla da disciplina A, ano e semestre que cursou a disciplina A

- Para os pedidos de aproveitamento de estudos em disciplinas Optativas Livres Cursadas na USP não deverá ser anexado o conteúdo Progamático/Ementa da disciplina cursada

Dúvidas ou esclarecimentos, fale conosco - alunofea@usp.br

Resultado do Processo - Aproveitamento de Estudos - 2020

Em breve será divulgado o cronograma/orientação