Mestrado - Utilização do e-learning no ensino superior: uma análise da satisfação dos estudantes de cursos presenciais de graduação

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
13/01/2020 - 10:00 até 13:00

Gabriela Troyano Bortoloto

Orientador: Profa. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Grandolpho

Comissão:  Profs. Drs. Adriana Backx Noronha Viana, Gilberto de Andrade Martins e Anatalia Saraiva Martins Ramos

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

Esta dissertação objetiva analisar a satisfação do estudante com a utilização do e-learning em cursos presenciais de graduação através da abordagem blended learning para  identificar a relação entre os componentes da satisfação quando aplicados nesse contexto específico. O primeiro passo do estudo consistiu em identificar as variáveis que determinam a satisfação do estudante com o e-learning mediante à realização de uma Revisão Sistemática da Literatura com 22 artigos indexados pela base Elsevier Scopus. Foi possível identificar que os autores têm analisado a satisfação partindo de três perspectivas: uma voltada para características cognitivas e sociais, outra para o comportamento do consumidor e modelos de tecnologia, e por fim, uma que aborda a combinação de ambas. Este trabalho se insere na segunda perspectiva, pois analisa a satisfação com conceitos originados no Marketing e na área de Sistemas de Informação, utilizando para tal, a Teoria da Desconfirmação da Expectativa. A parte empírica deste trabalho envolveu a aplicação de questionários compostos de escalas já validadas para estudantes da disciplina Fundamentos de Administração, que foi ofertada no formato blended para alunos do primeiro semestre dos cursos de Administração, Contabilidade e Esporte. As respostas de 319 estudantes foram coletadas de maneira presencial e eletrônica. Posteriormente foram combinadas para que fossem realizadas as análises descritivas da amostra. O segundo passo consistiu em analisar os dados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais - Partial Least Squares (PLS-SEM). Os principais resultados indicam que nesse contexto específico, o constructo que mais influencia na satisfação do estudante é a Usabilidade, seguido pela Desconfirmação da Qualidade, Valor percebido e Qualidade Percebida, respectivamente. Em relação à capacidade preditiva do modelo, foi identificado um R² de 0,743, indicando que 74,3% da satisfação consegue ser explicada por meio dessas variáveis. As contribuições que este estudo traz para a literatura dizem  respeito à avaliação da satisfação dos estudantes com o e-learning em um contexto específico (blended learning). Além disso, através de alterações feitas no modelo em que foi baseado, permitiu-se explicar uma maior variação da satisfação do que a encontrada no modelo original. Do ponto de vista gerencial, os resultados permitem oferecer uma visão das características que os estudantes mais valorizam quando vão realizar um curso via internet. Uma das principais limitações deste estudo diz respeito à coleta de dados com estudantes que, embora sejam de cursos e estudam em períodos diferentes, realizaram a mesma disciplina, ofertada no mesmo formato de blended. Em estudos futuros, sugere-se a utilização de variáveis moderadoras, visando identificar se há diferenças entre os determinantes da satisfação entre grupos distintos.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos