Mestrado - A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: Um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
30/10/2019 - 15:00 até 18:00

 

 Isabelle Cristina Galindo Curvelo        

Mestrado - A sustentabilidade na gestão do portfólio de produtos: Um estudo sobre o desenvolvimento de produtos sustentáveis

Orientador: Profª. Drª. Kavita Miadaira Hamza

Comissão: Profs. Drs. Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes, Solange Alfinito e Sofia Batista Ferraz

Local: Sala 215, FEA-1

Resumo*

A sustentabilidade deixou de ser um tema conectado somente à preservação do meio ambiente. Atualmente assume um papel estratégico dentro das organizações, haja vista a oportunidade de diferenciação no mercado e de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, com a sua oferta de produtos e/ou serviços. O conceito de sustentabilidade evoluiu desde 1968 em sua primeira discussão formal no Clube de Roma, e sua relação com a inovação de produtos torna-se cada dia mais próxima. Diante deste contexto, o presente estudo buscou investigar como a evolução das estratégias de sustentabilidade se reflete nas inovações e no desenvolvimento de produtos em empresas de bens de consumo. Para tal propósito, a revisão da literatura levantou temas sobre a gestão do portfólio de produtos, desenvolvimento de novos produtos e produtos sustentáveis. Foram realizados estudos de casos múltiplos, por meio de entrevistas semiestruturadas, com lideranças das áreas de marketing e sustentabilidade de cinco multinacionais de bens de consumo. Os principais achados sugerem que há uma evolução no desenvolvimento de produtos sustentáveis e que esta se faz de forma não-linear e sim fragmentada ao longo de fases mais primárias, com mudanças pontuais até estágios mais avançados de desenvolvimento de produtos sustentáveis, os quais contemplam uma perspectiva de impacto positivo na sociedade e de incorporação à cultura. Adicionalmente, a fim de possuírem iniciativas com estágios mais avançados de sustentabilidade em seus produtos, as empresas aplicam estratégias de desenvolvimento interno, aquisições e consultorias externas para alavancarem a sustentabilidade dos seus produtos, tendo por vezes barreiras como a sua própria visão geral de sustentabilidade, estrutura interna e percepção do consumidor, dificultando tal evolução. Por fim, os principais resultados foram discutidos de acordo com a literatura levantada, propondo contribuições gerenciais para a estratégia de portfólio de empresas de bens de consumo, além de contribuições teóricas para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, e, ainda, sugestão de continuidade por meio de pesquisas futuras.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos