Mestrado - Criação de valor para o consumidor em um ambiente omnicanal: um estudo na indústria de lingerie

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
06/11/2019 - 14:30 até 17:30

Angela Satiko Yojo

Orientador: Profª. Drª. Ana Akemi Ikeda

Comissão: Profs. Drs. Thelma Valeria Rocha, Vivian Iara Strehlau e Carlos de Brito Pereira

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

Este estudo combina teorias de criação de valor para o consumidor e de varejo para investigar o complexo e delicado mercado de lingeries. O principal objetivo deste trabalho é identificar fontes de criação de valor para o consumidor no ambiente omnicanal em que vivemos. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório e combina três fontes de informação: (1) dados secundários, (2) entrevistas em profundidade com 2 profissionais da área de varejo de lingerie, e (3) entrevistas em profundidade com 22 mulheres provenientes de diferentes situações financeiras, características sociais e ideologias. A análise destas informações baseou-se em procedimentos de análise temática e de representação gráfica das transcrições de entrevistas e variáveis relevantes das consumidoras. Achados do trabalho sugerem que as fontes de criação de valor variam de acordo com o tipo de canal do varejista. Verificou-se também que a preferência da consumidora por um varejista varia de acordo com a sua capacidade financeira, com a categoria de lingerie buscada, com suas ideologias pessoais e suas necessidades físicas. E finalmente, estas mesmas variáveis determinam como cada tipo de consumidora deriva valor de cada fonte. Os resultados fornecem visões sobre possíveis abordagens para criar valor para o consumidor em diversos canais de marketing. Do ponto de vista teórico, espera-se levantar a importância de se estudar mercados complexos e delicados como os de lingerie. Além disso, a identificação de variáveis relevantes para a escolha do varejista pela consumidora de lingerie pode auxiliar futuras pesquisas no campo de estudo conjunto de teorias de escolha de varejistas e canais pelo consumidor.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos