Doutorado - Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de administração

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
07/11/2019 - 14:00 até 17:00

Ana Carolina Messias Shinoda

Orientador: Prof. Dr. Hamilton Luiz Correa

Comissão:  Profs. Drs. Marlei Pozzebon, Janette Brunstein Gorodscy e Viviane Potenza G. Pinheiro Fonseca

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

O Propósito de Vida de uma pessoa é desenvolvido e modificado ao longo de toda a vida, mas é durante a juventude que acontece uma das suas etapas mais importantes, uma vez que ocorre também o processo de formação da identidade pessoal (Bronk, 2011; Erikson, 1976). Apesar de estudos na área revelarem diversos benefícios de se ter um propósito – tais como maior bem-estar psicológico, físico e social, sentimentos de gratidão, empatia e esperança, maior longevidade, além de redução de stress, ansiedade e depressão -, poucos jovens conseguem identificar o seu Propósito de Vida (Damon, 2008). A Educação é indicada como um espaço importante para apoiar os jovens nesse processo de desenvolvimento do propósito (Damon, 2008; Koshy & Mariano, 2011; Malin, 2008). No entanto, pouca pesquisa foi dedicada a como o propósito é descoberto ou como ele é buscado ao longo do tempo (Bronk, 2014, p. 91) e é nesse sentido que esta tese visa contribuir. Sendo assim, a pergunta de pesquisa deste estudo é “Como o Propósito de Vida dos estudantes pode ser desenvolvido no Ensino Superior?”.  O contexto de desenvolvimento da pesquisa foi o Ensino Superior de Administração brasileiro. Dada a diversidade de opções de carreiras que o estudante possui nesta área, ter mais clareza sobre o seu Propósito de Vida pode ajudá-lo a fazer uma escolha profissional coerente. A pesquisa foi realizada em duas faculdades de Administração - FEA/USP e Centro Universitário FEI – em que foram promovidas intervenções voltadas ao desenvolvimento do Propósito de Vida dos estudantes. Uma abordagem mista foi utilizada, pois se considerou importante não apenas compreender o processo de desenvolvimento do propósito (aspecto qualitativo), como mensurá-lo (aspecto quantitativo). Isso foi feito por meio de uma combinação de métodos, incluindo survey, experimento, intervenção e grupo focal. Como resultado da pesquisa tem-se: (1) identificou-se uma correlação entre o senso de propósito e a autoeficácia nas decisões de carreira dos estudantes, (2) foi construído um modelo teórico do desenvolvimento do propósito de vida, (3) foi proposto um método para seu desenvolvimento no Ensino Superior, (4) identificou-se que as intervenções contribuíram para o aumento no senso de propósito dos estudantes, (5) foram identificados fatores influenciadores no processo de desenvolvimento, (6) foi compreendido como o propósito se desenvolveu após as intervenções e (7) foram sugeridas maneiras de as Instituições de Ensino Superior de Administração promoverem o propósito de seus estudantes. Espera-se que esta pesquisa ofereça contribuições para o campo de desenvolvimento de propósito de jovens, bem como para o Ensino Superior de Administração.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos