Grupos de Pesquisa

Os estudos realizados pelo grupo têm como uma de suas referências as atividades do Programa de Carreiras da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)- PROCAR.
O grupo surgiu em evento pioneiro realizado em outubro de 2001, quando se reuniram, na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, docentes e discentes daquela Faculdade e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FADUSP) Universidade de São Paulo, para discutirem a interface entre Direito, Economia e Organizações (Law, Economics and Organizations).
Com quinze anos de existência, o CEATS se destaca por suas iniciativas pioneiras na geração, disseminação e aplicação de conhecimento sobre cidadania empresarial, sustentabilidade, gestão e empreendedorismo social.
O Centro de Estudos das Organizações (CORS) objetiva contribuir para o desenvolvimento do conhecimento teórico e empírico das estratégias das organizações.
Estudos e pesquisas sobre sistemas de informação e de gestão de custos para a competitividade: Gestão Estratégica de Custos.
Estudo de modelos organizacionais de controladoria envolvendo a caracterização de missão, filosofia de atuação, atividades e instrumentos dessa área. Desenvolvimento de metodologias para concepção de sistemas de informações gerenciais voltados à mensuração econômica de resultados e desempenhos das atividades empresariais.
O grupo realiza estudos na área de controladoria e gestão tributária, envolvendo temas como: planejamento tributário; mensuração da carga tributária de empresas e setores; custos explícitos, implícitos e de conformidade tributária; efeitos dos tributos sobre preços, custos e resultados; incentivos fiscais; guerra fiscal; substituição tributária; risco tributário; efeitos das mudanças da legislação
Produção do livro administração de varejo no Brasil, lançado em 2011 pela LTC Editora, Produção de 7 dissertações de mestrado, Em andamento 3 doutorando e 1 mestrando, Extensão via mba de varejo oferecido pela fundação vinculada à FEARP/USP. 1 artigo internacional e cerca de 15 artigos em periódicos nacionais, veja a esse respeito o curriculo lates de Edgard M Merlo.
Publicação em periódicos conceituados. Desenvolvimento de projetos acadêmicos. Obtenção de apoio de entidades de fomento. Participação em congressos nacionais e internacionais.
O Núcleo Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho - G-QVT tem como objetivo desenvolver, validar e socializar ferramentas, metodologias e indicadores relativos ao bem-estar e mal-estar pessoal e organizacional. Os fundamentos dos estudos do Núcleo G-QVT são: 1.Gestão de Pessoas nas Organizações - GPO, 2.Visão biopsicossocial e organizacional - BPSO, 3.
O Grupo de Gestão de Pequenas e Médias Empresas do Departamento de Administração da FEA-USP, que conta também com a participação de professores do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração, promove uma reflexão sobre a gestão das empresas de pequeno e médio porte.
A adoção do modelo competitivo de gestão de pessoas é característica das empresas avançadas na área. Nestas organizações, o modelo deve alinhar-se às suas diretrizes estratégicas e ter como eixo a gestão por competências.
O grupo foi constituído em 2004, partindo de trabalhos desenvolvidos pelo líder, e outros de realização conjunta na FEA/USP, resultando em publicação de artigos e anais em congressos nacionais e internacionais e revistas acadêmicas, dissertação de mestrado e tese de doutorado, todos com foco em Gestão de Pessoas na perspectiva estratégica.
O grupo tem produzido casos de ensino aceitos nos melhores congressos sobre Casos de Ensino existentes no mundo. Em 2008, foram aceitos 4 trabalhos produzidos pelo grupo. O grupo é formado por alunos do programa de pós-graduação da FEA e conta também com alunos de outras instituições.
Espera-se como resultado geral do trabalho deste grupo de pesquisa gerar conhecimento sobre o estado da arte dos Sistemas de Educação Corporativa (SECs) ou Universidades Corporativas (UCs) no Brasil, identificar as principais práticas e indicadores utilizados, bem como buscar critérios para o estabelecimento de uma avaliação dos seus estágios de implementação/ evolução.
Integração com a linha de pesquisa do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP: PESQUISA E ENSINO DA CONTABILIDADE. Ambiente para desenvolvimento de pesquisas de graduação e pós-graduação com a geração de trabalhos, artigos e soluções aplicadas relativas as tecnologias educacionais e suas aplicações no ensino de contabilidade.
Estudar temas de pesquisa em Finanças que estejam alinhados aos interesses dos membros do grupo, manter os pesquisadores atualizados quanto às publicações mais recentes nos periódicos de primeira linha, conduzir projetos de pesquisa, e desenvolvimento de parcerias para pesquisas em coautoria.

Páginas