Grupos de Pesquisa

Base de dados Tycho.

Os estudos realizados pelo grupo têm como uma de suas referências as atividades do Programa de Carreiras da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)- PROCAR.
O grupo surgiu em evento pioneiro realizado em outubro de 2001, quando se reuniram, na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, docentes e discentes daquela Faculdade e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FADUSP) Universidade de São Paulo, para discutirem a interface entre Direito, Economia e Organizações (Law, Economics and Organizations).
Com quinze anos de existência, o CEATS se destaca por suas iniciativas pioneiras na geração, disseminação e aplicação de conhecimento sobre cidadania empresarial, sustentabilidade, gestão e empreendedorismo social.
O Centro de Estudos das Organizações (CORS) objetiva contribuir para o desenvolvimento do conhecimento teórico e empírico das estratégias das organizações.
Estudos e pesquisas sobre sistemas de informação e de gestão de custos para a competitividade: Gestão Estratégica de Custos.
Estudo de modelos organizacionais de controladoria envolvendo a caracterização de missão, filosofia de atuação, atividades e instrumentos dessa área. Desenvolvimento de metodologias para concepção de sistemas de informações gerenciais voltados à mensuração econômica de resultados e desempenhos das atividades empresariais.
Produção do livro administração de varejo no Brasil, lançado em 2011 pela LTC Editora, Produção de 7 dissertações de mestrado, Em andamento 3 doutorando e 1 mestrando, Extensão via mba de varejo oferecido pela fundação vinculada à FEARP/USP. 1 artigo internacional e cerca de 15 artigos em periódicos nacionais, veja a esse respeito o curriculo lates de Edgard M Merlo.
Publicação em periódicos conceituados. Desenvolvimento de projetos acadêmicos. Obtenção de apoio de entidades de fomento. Participação em congressos nacionais e internacionais.
O Núcleo Estudos e Pesquisas em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho - G-QVT tem como objetivo desenvolver, validar e socializar ferramentas, metodologias e indicadores relativos ao bem-estar e mal-estar pessoal e organizacional. Os fundamentos dos estudos do Núcleo G-QVT são: 1.Gestão de Pessoas nas Organizações - GPO, 2.Visão biopsicossocial e organizacional - BPSO, 3.
O Grupo de Gestão de Pequenas e Médias Empresas do Departamento de Administração da FEA-USP, que conta também com a participação de professores do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da Fundação Instituto de Administração, promove uma reflexão sobre a gestão das empresas de pequeno e médio porte.
A adoção do modelo competitivo de gestão de pessoas é característica das empresas avançadas na área. Nestas organizações, o modelo deve alinhar-se às suas diretrizes estratégicas e ter como eixo a gestão por competências.
O grupo foi constituído em 2004, partindo de trabalhos desenvolvidos pelo líder, e outros de realização conjunta na FEA/USP, resultando em publicação de artigos e anais em congressos nacionais e internacionais e revistas acadêmicas, dissertação de mestrado e tese de doutorado, todos com foco em Gestão de Pessoas na perspectiva estratégica.
O grupo tem produzido casos de ensino aceitos nos melhores congressos sobre Casos de Ensino existentes no mundo. Em 2008, foram aceitos 4 trabalhos produzidos pelo grupo. O grupo é formado por alunos do programa de pós-graduação da FEA e conta também com alunos de outras instituições.
Espera-se como resultado geral do trabalho deste grupo de pesquisa gerar conhecimento sobre o estado da arte dos Sistemas de Educação Corporativa (SECs) ou Universidades Corporativas (UCs) no Brasil, identificar as principais práticas e indicadores utilizados, bem como buscar critérios para o estabelecimento de uma avaliação dos seus estágios de implementação/ evolução.
Integração com a linha de pesquisa do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP: PESQUISA E ENSINO DA CONTABILIDADE. Ambiente para desenvolvimento de pesquisas de graduação e pós-graduação com a geração de trabalhos, artigos e soluções aplicadas relativas as tecnologias educacionais e suas aplicações no ensino de contabilidade.
O grupo de Pesquisas em Finanças do Departamento de Administração da FEA/USP, tem por objetivo principal estudar os temas: Pequena e Média Empresa; Avaliação de Empresas; Educação Financeira; Gestão de Capital de Giro e Planejamento e Controle Financeiro.
Publicações em revistas acadêmicas no Brasil e no Exterior. Participação em congressos, orientação de pesquisas e teses. Participação em comitês de congressos, conselhos editoriais de revistas, grupos de trabalho do governo e associações de classe. Extensão universitária: consultoria a projetos de informática, cursos executivos.

Páginas