Pesquisa sobre práticas gerenciais

Dados Básicos
Ano de Formação: 
2002
Área Predominante: 
Administração
Unidade: 
FEA
Endereço
Logradouro: 
Av.Prof.Luciano Gualberto, 908, FEA 3, sala 232
Bairro: 
Cidade Universitária
Cidade: 
Sao Paulo
Estado: 
SP
CEP: 
05508-900
Home Page: 
http://www.eac.fea.usp.br/eac/lppg/
Telefone: 
3091-5820
Fax: 
3813-0120
Repercussões dos trabalhos do grupo: 
O projeto de pesquisa tem por objetivo discutir inovação, verificar se e como ela ocorre dentro do processo de gestão das empresas brasileiras de médio e grande portes. O construto teórico escolhido foi o de Simons (1995), a partir das alavancas de controle, que permite uma abordagem particularmente ampla do modelo de gestão e seus artefatos. A perspectiva de pesquisa leva em conta que, ao mesmo tempo que é fundamental entender o que existe em termos de processo de inovação no pais em termos gerais, por meio de survey, deve direcionar a análise com estudos que proporcionem o entendimento da realidade em uma dimensão mais profunda, por meio de estudos de caso e experimentos. Nesse sentido, a abordagem de mixed-methods apresentada por Tashakkori e Teddlie (2003) permite uma análise abrangente capaz de captar a complexidade apresentada pelo fato de combinarem perspectivas quantitativas e qualitativas para o entendimento do problema. Dessa maneira, as contribuições desta pesquisa serão: (i) quando se fala em inovação, o que ela significa e ela realmente ocorre? O discurso e a ?real ocorrência? se aproximam? (ii) a perspectiva de controle versus prioridade para inovação faz sentido no modelo de gestão, ou seria uma particularidade? (iii) como influências de fatores externos à empresa e que impactam o modelo de gestão estão relacionadas à inovação? Essas contribuições às lacunas existentes trazem significativo impacto sobre o modelo de gestão das organizações e, consequentemente ao seu potencial competitivo. Adicionalmente, esta pesquisa particulariza a análise a partir da realidade brasileira, pouco estudada e exposta internacionalmente.
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