FEA Funcionários - Em linha com os aposentados

A partir de 2006, por decisão da Reitoria, o recadastramento de docentes e funcionários aposentados passou a ser feito pelas unidades de lotação destes servidores. Desde então, todos os anos, no mês de agosto, a área de Recursos Humanos da FEA tem a missão de enviar aos servidores aposentados da Faculdade um formulário para fazer o levantamento dos aposentados, medida que faz parte da rotina administrativa da USP.

AposentadosIsabel Malagueta, chefe do Serviço de Pessoal, e Andréia Ruiz Calancha, técnica de Recursos Humanos, são as encarregadas dessa tarefa. Os funcionários e professores aposentados podem realizar o recadastramento de três maneiras: pessoalmente, dirigindo-se à FEA; enviando o formulário pelo correio, com firma reconhecida por autenticidade; ou por intermédio de um procurador legalmente designado. Aqueles que não podem se deslocar a um cartório, nem comparecer à FEA por motivo de doença, podem solicitar ao Serviço de Pessoal o agendamento da visita em casa ou até em clínicas, onde porventura estiverem.

Hoje a FEA possui 185 servidores aposentados, entre docentes e funcionários. Esse ano, 107 servidores compareceram à FEA para entregar o formulário, 70 enviaram pelos Correios e um servidor fez o recadastramento por procuração. Com dificuldades de locomoção, sete servidores aposentados solicitaram à FEA o recadastramento domiciliar.

Para Andréia, o mais importante nos casos da visita domiciliar é o desprendimento para atendê-los em casa. "Muitas vezes, os servidores estão acamados. Eles se sentem importantes e acolhidos pela instituição, depois de terem dedicado anos da sua vida profissional à Faculdade. São momentos sempre muito agradáveis, seja quando eles vêm até nós, seja quando vamos até eles", conta Andréia.

Histórias

henriquetaEm novembro, Henriqueta Nogueira de Andrade comemora o aniversário de 100 anos e a família está preparando uma linda homenagem. É a funcionária aposentada mais antiga da FEA e, como mora em Barretos (SP), faz o recastramentoanual e envia o formulário pelos Correios. Henriqueta começou a trabalhar na Biblioteca da FEA na gestão do primeiro diretor da Faculdade, professor José Reis.

Já o professor aposentado Roberto Pinto de Souza tem 97 anos e faz questão de ir pessoalmente realizar o recadastramento. "Ele aproveita para passar algumas horas conversando conosco", comenta Isabel. Ele foi professor da primeira turma da FEA, no quarto ano, em 1949. Lecionou também na Faculdade de Direito. "A FEA deslanchou em 1970, quando passou a ter 60, 70 alunos por classe. Antes disso eram oito ou nove alunos dentro da sala. Aposentei-me com 70 anos, mas sinto falta dos tempos de professor. O contato com a mocidade faz bem. É uma forma de ficarmos atualizados e até mais jovens", diz professor Roberto.

26/10/2011