Feanos concluem concurso internacional de resolução de casos em parceria com Illinois

Por Cleyton Vilarino

Veja as fotos

Parceria da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) com a Universidade de Illinois, e organizado pelos professores Graziella Maria Comini e Moacir Miranda de Oliveira Júnior, o Concurso Internacional de Resolução de Casos premiou seus finalistas com uma viagem para Illinois, onde participarão de um nova competição. O intuito é promover o intercâmbio de alunos entre as duas instituições de ensino e aprofundar os conhecimentos sobre cada país. Os alunos brasileiros passaram por uma seleção, ainda no início deste ano, na qual foram avaliados a fluência em Inglês e o interesse pessoal de cada aluno pelo projeto.

Por sorteio, foram formados 9 grupos de 4 pessoas cada um, dois alunos da FEA e dois de Illinois, que tiveram como tarefa resolver um caso. Os cases foram entregues dia 26 de maio e desenvolvidos até o final do dia 27, quando os grupos foram avaliados por três bancas responsáveis por três equipes cada. Foram indicados os finalistas e, no dia seguinte, escolhidos o primeiro, segundo e terceiro lugar.

Devido ao relacionamento entre a Universidade de Illinois e a Ambev, os alunos participantes do concurso puderam conferir com exclusividade um case sobre a empresa. Responsável pelo projeto, a Prof.ª Graziella Comini conta que a proposta original era escrever um case qualquer, mas graças a essa proximidade, a FEA decidiu aproveitar a oportunidade. “Daí a nossa ideia de escrever um caso sobre a Ambev”, explica a Professora aprovando a parceria: “Acho que tem uma importância fundamental mostrarmos os alunos que estamos formando, seu conhecimento técnico, capacidade de entender a problemática das organizações e de serem futuros gestores.”

Vencedores

Os alunos que participaram da competição prometem não decepcionar quando chegarem em Illinois. João Paulo Borges Biscaro, aluno 3° ano de Administração, é membro da equipe primeira colocada no concurso e teve um envolvimento intenso com a competição. “Faltei 3 dias no trabalho e fiquei praticamente off-line nesse período para poder estar plenamente dedicado ao case”, conta o estudante, que nunca visitou os EUA e sente a necessidade de conhecer outras culturas. “A competição, ao premiar com uma viagem para os EUA e, ao mesmo tempo, permitir um período intenso de socialização com outra cultura, surgiu como um meio real de atender a esses objetivos”, explica o estudante.

A participação de João e de seus amigos trouxe dividendos não apenas para sua equipe, mas para a FEA como um todo, já que a parceria com a empresa ajuda a estreitar laços com a Faculdade. Pela primeira vez a Ambev participou da Feira de Recrutamento e Carreira realizada pela FEA júnior e um dos seus diretores está cotado para dar uma palestra para a turma de pós-graduação da Prof.ª Graziella. “Acho que agora a Ambev não deve sair mais da FEA; ela gostou muito do nível dos nossos alunos”, brinca a Professora.

07/06/2010