Mestrado - “A avaliação de desempenho organizacional na administração municipal”


  A dissertação de mestrado de Fabiana Bittencourt Fevorini, defendida em 4 de maio na FEA, é um estudo exploratório sobre a Avaliação de Desempenho Organizacional em Prefeituras. Esse tipo de estudo, que pode ser realizado através de modelos teóricos já existentes, é um instrumento que auxilia os gestores na condução de negócios de qualquer natureza.

  No entanto, até a realização dessa dissertação não havia nenhuma produção teórica a respeito da avaliação de desempenho em administrações municipais. Este estudo pretende identificar e descrever como é feita a avaliação de desempenho em prefeituras. A metodologia utilizada foi um levantamento através de questionários respondidos por 67 prefeituras de municípios do estado de São Paulo.

  Os gestores dos municípios responderam a três tipos de questões: sobre indicadores que a prefeitura utiliza, sobre a importância (numa escala de 1 a 5) atribuída a estes indicadores, na avaliação de desempenho da organização, e sobre como esta avaliação é realizada.

  Os resultados mostram que, em muitos aspectos, as prefeituras ainda têm uma visão tradicional da avaliação de desempenho, dando demasiada ênfase em algumas dimensões da administração, como a financeira e não realizando acompanhamento sistemático em outras. Por outro lado, nota-se também que alguns outros aspectos, mesmo que não praticados, são considerados importantes. Com base nas informações pesquisadas, o trabalho propõe um modelo preliminar de avaliação de desempenho que poderá ser aprimorado e testado em prefeituras.

Mestrado em Administração

Fabiana Bittencourt Fevorini
Título: “A avaliação de desempenho organizacional na administração municipal”
Orientador: Prof. Dr. Hamilton Luiz Corrêa
Comissão: Prof.ª Dr.ª Bernadete de Lourdes Marinho e Profª Drª Zilma Borges de Souza

18/05/2010

Notícias Relacionadas