Mestrado em Ciências Contábeis


"A Contabilidade a Valor Justo e a Crise Financeira Mundial"

  A contabilidade a valor justo tem sido discutida desde meados do século passado; porém, essa questão tomou força maior a partir de publicações recentes do FASB (Financial Accounting Standards Board) e do IASB (International Accounting Standards Board). Mais recentemente, em resposta à crise global de 2008, inicialmente chamada de “crise do subprime”, a SEC (Securities Exchange Comission), o FASB e o IASB rediscutiram exaustivamente este critério de mensuração, com o objetivo de detectar falhas que poderiam ter deflagrado ou agravado a crise, e também a fim de esclarecer como o valor justo deve ser estimado no caso de mercados ilíquidos ou ausência de um mercado ativo.
 
  A dissertação de Eric Barreto de Oliveira, defendida em 28 de setembro na FEA, questiona se, na visão de especialistas em economia e mercado financeiro, a contabilidade a valor justo teve papel decisivo na deflagração ou agravamento da crise financeira mundial.
 
  A primeira parte do trabalho se desenvolve primariamente com base nos pronunciamentos do IASB e do FASB sobre o valor justo na contabilidade, e tem por finalidade a revisão de alguns conceitos sobre mensuração e, principalmente, buscar o entendimento da teoria e da aplicabilidade da contabilidade baseada em valores de mercado.
 
  Na segunda parte, o autor estuda diferentes teorias sobre a crise, culminando no assunto “a contabilidade e a crise financeira mundial”. A parte empírica do trabalho consiste na realização de entrevistas com grandes especialistas em economia e mercado financeiro. O estudo é concluído com base não só nas entrevistas, mas também nos estudos recentes da SEC, IASB e FASB, e na literatura sobre a crise. As evidências mostram que, entre diversos fatores responsáveis pela crise, a contabilidade a valor justo teve papel pouco relevante e colaborou para um diagnóstico mais rápido.
 
A dissertação
 
ERIC BARRETO DE OLIVEIRA (Mestrado em Ciências Contábeis)
TÍTULO:
A CONTABILIDADE A VALOR JUSTO E A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL”
ORIENTADOR: Prof. Dr. Iran Siqueira Lima
COMISSÃO:  Profs. Drs. Luiz Nelson Guedes de Carvalho e Fabio Moraes da Costa
 

02/10/2009

Notícias Relacionadas