Documentação e processo seletivo

Para participar do programa de intercâmbio da CCInt FEA, cursando um semestre em uma das faculdades conveniadas no exterior, o aluno deve observar algumas restrições.

Quem pode participar

Para participar do Programa de Intercâmbio, o aluno deve:

  • estar regularmente matriculado no mínimo no 4º semestre de seu curso, no mínimo
  • Ter completado pelo menos 60 (sessenta) créditos em disciplinas obrigatórias referentes ao seu curso
  • Ter média ponderada com reprovações igual ou superior à média do seu curso/período
  • Não possuir mais do que 2 (duas) reprovações de qualquer natureza nos 3 (três) semestres imediatamente anteriores ao semestre de inscrição
  • Não possuir mais do que 2 (duas) reprovações por frequência no seu histórico escolar
  • Não possuir mais do que 4 (quatro) reprovações de qualquer natureza no seu histórico escolar
  • Comprovar proficiência no idioma das aulas ministradas na instituição pleiteada

Caso seja constatado que a realização do intercâmbio impeça a conclusão do curso dentro do prazo máximo estabelecido, o intercâmbio não será autorizado. 

Em relação ao idioma, para as escolas cujas aulas são ministradas em língua inglesa, o aluno deverá apresentar exame de proficiência TOEFL ou IELTS ou CPE ou CAE no ato da inscrição, conforme os requisitos de cada instituição. Para os outros idiomas (francês, espanhol, italiano, alemão, japonês, coreano), o aluno deverá comprovar conhecimento intermediário, na grande maioria dos casos, ou básico ou avançado, em casos específicos, através de um certificado de uma escola de idiomas. Atenção: Cartas de professores particulares não são aceitas; Testes de nível também não.

Sobre o TOEFL: para fins de inscrição, o resultado imprimido da página do exame será aceito. Porém, numa segunda etapa, algumas instituições poderão exigir o resultado oficial.
Não faz parte dos objetivos do Programa de Intercâmbio da CCInt FEA o aprendizado de um idioma, mas sim o seu aprimoramento
 

Como e quando participar

As inscrições ocorrem na segunda semana de aula de cada semestre letivo, de segunda a quinta-feira: para viajar no 1º semestre do ano, inscrição em Agosto; para viajar no 2º semestre, inscrição em Fevereiro/Março. O candidato deverá se inscrever para as vagas disponíveis numerando-as em ordem de preferência, desde que comprove o conhecimento do idioma e preencha os demais requisitos.


Inscrições para o 1º Semestre de 2016: 10 a 13 de Agosto

Quadro de Vagas e Formulário de Inscrição disponíveis no final de Julho

Resultado: 20 de Agosto

Período de Confirmação de Vaga: 20 a 25 de Agosto (via email)

Divulgação das Vagas Remanescentes: 28 de Agosto

Inscrição para as Vagas Remanescentes: 31 de Agosto a 02 de Setembro

Resultado: 08 de Setembro

Período de Confirmação de Vaga: 08 a 11 de Setembro (via email)

 

  • Formulário de Inscrição devidamente preenchido, com foto. Esse formulário não pode ser preenchido à mão! Favor entregar apenas o formulário (3 primeiras páginas no formato A4). 
  • Histórico escolar atualizado, contendo média ponderada com reprovações. Atenção: confira sua média ponderada e o total de créditos; verifique se as notas do último semestre já foram consolidadas e se a matrícula do semestre vigente está confirmada!!! Caso por algum motivo não conste a matrícula do atual semestre, somente nesse caso traga também um atestado de matrícula.
  • Certificado de proficiência no idioma correspondente à(s) instituição(ões) onde o aluno pretende estudar. Apresentar original e entregar cópia!!! Ou entregar cópia autenticada do documento.
  • Carta de recomendação ou "de acordo" no formulário do respectivo Professor de Referência do candidato. Caso o aluno não possua um professor de referência, então necessariamente essa carta deverá ser assinada pelo Coordenador de Graduação do respectivo Departamento. Para alunos de Administração, essa carta deverá ser assinada pela Profa. Graziella Maria Comini. Note que a carta precisa ser carimbada ou pelo próprio professor ou pela secretaria do respectivo departamento. Modelo de carta de recomendação, anexo abaixo. Outros modelos de carta também poderão ser utilizados nesse caso.
  • Especificamente para alunos de Pós-graduação: Projeto de Estudo e parecer do orientador e do coordenador do programa, confirmando que estão de acordo que o candidato passe um período de estudos no exterior.
Arquivos anexos: 
Carta de Recomendação