Durante

Plano de Estudos

Todo intercambista deverá listar em um documento chamado Learning Agreement (ou Plano de Estudos, ou Contrato de Estudos) as disciplinas que cursará durante o intercâmbio. Dependendo da instituição isso poderá ocorrer antes da viagem ou até mesmo após o início das aulas. De qualquer modo, esse documento será fundamental para o posterior aproveitamento dos créditos na FEA.

Alterações necessárias a um plano inicial poderão ser feitas desde que seja mantido o número de créditos originalmente proposto. Pelo menos 50% dos créditos a serem cursados devem estar relacionados às áreas dos cursos da FEA. No caso de alterações, um novo documento deverá ser gerado.

Espera-se que o aluno em intercâmbio curse e seja aprovado no mínimo ao equivalente a 12 créditos USP (ver Depois do Intercâmbio > Aproveitamento dos créditos cursados no exterior > Conversão de Créditos).

Extensão do Intercâmbio por mais um Semestre

Durante o intercâmbio, se houver interesse, o estudante poderá solicitar à Comissão de Graduação da FEA - via CCInt FEA - a prorrogação de seu período no exterior por, no máximo, mais um único semestre. A Comissão de Graduação poderá autorizar essa prorrogação se o estudante cumprir os seguintes requisitos:

  • Não possuir reprovação de qualquer natureza nos 3 semestres imediatamente anteriores ao do intercâmbio.
  • Apresentar atestado emitido pela instituição em que está realizando o intercâmbio que comprove a matrícula em, no mínimo, o equivalente a 12 créditos USP.
  • Apresentar uma carta de referência de um professor da instituição que ateste seu engajamento e envolvimento com a instituição até aquele momento.
  • Apresentar um plano de estudos para o semestre de prorrogação, que contemple cursar disciplinas que totalizem o equivalente a, ao menos, 12 créditos USP.
  • Apresentar uma programação das disciplinas a serem cursadas no seu retorno à FEA.
  • Comprovar que a prorrogação não estenderá o prazo de conclusão do curso além do previsto no momento da aprovação do intercâmbio.

A autorização da Comissão de Graduação ficará condicionada à existência de vagas na instituição em que o aluno deseja estudar, depois de atendidos todos os candidatos que farão intercâmbio pela primeira vez naquele semestre. Devem ser respeitados também os prazos de candidatura das instituições estrangeiras. A Comissão de Graduação da FEA reúne-se apenas uma vez por mês e há um prazo máximo para tais pedidos serem formalmente encaminhados (uma semana antes da data de cada reunião).

Regularização da Matrícula para o Semestre posterior ao Intercâmbio

Quem voltar para a FEA após o intercâmbio deverá proceder a sua matrícula normalmente via JupiterWeb.

Quem estender o intercâmbio por mais um semestre, devidamente autorizado pela Comissão de Graduação da FEA, terá a sua matrícula em “Cursando Disciplinas no Exterior” automaticamente renovada.

Quem permanecer no exterior por conta própria, participando de programas ou realizando atividades não relacionadas à FEA, deverá contatar a Seção de Alunos (alunofea@usp.br) para realizar os procedimentos de trancamento de matrícula. Lembrando que contatos com a Seção de Alunos devem ser feitos necessariamente através de email @usp.br

Maiores informações sobre o trancamento total da matrícula: http://www.fea.usp.br/administracao/graduacao/ingresso-e-matricula/trancamento-total