Quem pode participar

Para participar do Programa de Intercâmbio, o aluno deve:

  • Estar regularmente matriculado no mínimo no 4º semestre de seu curso
  • Ter completado pelo menos 60 (sessenta) créditos em disciplinas obrigatórias referentes ao seu curso
  • Ter média ponderada com reprovações igual ou superior à média do seu curso/período, considerando o período em que cumpriu a maior parte dos créditos até o momento da inscrição 
  • Possuir  pelo  menos  2  (dois)  créditos-aula   a  serem   cursados   em  disciplinas obrigatórias  e/ou  eletivas  do seu  curso,  após  o regresso,  exceto  as  disciplinas Trabalho de Conclusão  de Curso e de Monografia.
  • Não possuir mais do que 2 (duas) reprovações de qualquer natureza nos 3 (três) semestres imediatamente anteriores ao semestre de inscrição
  • Não possuir mais do que 2 (duas) reprovações por frequência no seu histórico escolar
  • Não possuir mais do que 4 (quatro) reprovações de qualquer natureza no seu histórico escolar
  • Comprovar proficiência no idioma das aulas ministradas na instituição pleiteada

Caso seja constatado que a realização do intercâmbio impeça a conclusão do curso dentro do prazo máximo estabelecido, o intercâmbio não será autorizado. 

Estudantes com média ponderada inferior à média de seu curso/período - mas superior a 5,0 - poderão participar de uma segunda chamada, realizada com as vagas remanescentes, normalmente duas semanas após o término da primeira chamada.

Em relação ao idioma, para as escolas cujas aulas são ministradas em língua inglesa, o aluno deverá apresentar exame de proficiência TOEFL ou IELTS ou CPE ou CAE no ato da inscrição, conforme os requisitos de cada instituição. Para os outros idiomas (francês, espanhol, italiano, alemão, japonês, coreano), o aluno deverá comprovar conhecimento intermediário, na grande maioria dos casos, ou básico ou avançado, em casos específicos, através de um certificado de uma escola de idiomas. Atenção: Cartas de professores particulares não são aceitas; Testes de nível também não.

Sobre o TOEFL: para fins de inscrição, o resultado imprimido da página do exame será aceito. Porém, numa segunda etapa, algumas instituições poderão exigir o resultado oficial.
Não faz parte dos objetivos do Programa de Intercâmbio da CCInt FEA o aprendizado de um idioma, mas sim o seu aprimoramento