Como se inscrever

PROCESSO SELETIVO

As inscrições para o programa de intercâmbio ocorrem em cada semestre letivo, normalmente do primeiro dia de aula até a quinta-feira da segunda semana de aula, através de Edital lançado no Sistema Mundus.O próximo processo seletivo deverá ocorrer (sujeito a confirmação) de 26 de Fevereiro a 8 de Março de 2018.

Documentos necessários para a inscrição são:

Formulário de Inscrição (modelo disponível nesta página, nas semanas anteriores ao período de inscrição);
Carta de Recomendação (modelo disponível nesta página, nas semanas anteriores ao período de inscrição);
Certificado de Proficiência (ver detalhes abaixo);
Resumo Escolar com reprovações (baixado diretamente do Sistema Jupiter)
Comprovante de Bônus de Cultura e Extensão e/ou de Pesquisa e Ensino, caso houver.

Formas de Comprovação de Conhecimento no Idioma

O quadro das vagas é atualizado semestralmente e estará disponível nesta página, nas semanas anteriores ao período de inscrição. Nele constarão informações básicas sobre o nível de proficiência exigido em cada instituição parceira - e que cada candidato(a) deverá comprovar no período de inscrição. 

CEFR A2, B1, B2, C1: documento em papel timbrado, devidamente carimbado e assinado, ou Certificado de Proficiência que claramente demonstre o nível de conhecimento conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas (CEFR: The Common European Framework of Reference for Languages). Note que são poucas as escolas de idiomas autorizadas a emitir tal certificado no Brasil.

As pontuações do TOEFL citadas no Quadro de Vagas se referem ao modelo iBT (internet Based Test). Quando a informação na coluna correspondente estiver escrita na cor verde significa que o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) ou TOEIC podem ser utilizados como comprovante de inglês. Nesse caso a pontuação mínima do TOEFL ITP é 543 e do TOEIC 750.

Nível Intermediário: documento de escola de idioma, em papel timbrado, devidamente carimbado e assinado, atestando que o(a) aluno(a) já atingiu um nível equivalente a:

. 300 horas de estudo do idioma Alemão;

. 200 horas de estudo do idioma Francês;

. 150 horas de estudo do idioma Espanhol ou Italiano.

Detalhe: essa quantidade de horas não precisa necessariamente ter sido cursada na mesma instituição.

Qualquer dúvida em relação a certificados que você já possua, entre em contato com a CCInt FEA antes do período de inscrição.

Nível de Estudos

No sistema de ensino europeu, Bachelor significa os 3 primeiros anos de estudo superior. Master é um curso de especialização e corresponde ao 4º e ao 5º ano de estudos. Muitas instituições estrangeiras permitem que alunos que já tenham concluído o 3º ano na FEA cursem disciplinas do 1º ano de Master (Master 1) durante o intercâmbio. Algumas instituições, porém, não oferecem essa possibilidade (Bocconi, Groningen, Maastricht, para citas algumas), pois exigem a apresentação de um diploma.

Convênios Vigentes para Editais de Bolsas da AUCANI

Normalmente os Editais de Bolsas da AUCANI somente contemplam candidaturas em “Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras com  cooperação internacional formalizada, vigente e que estabeleça o intercâmbio de graduandos”. Em outras palavras, valem apenas convênios devidamente assinados por ambas as partes e que estejam dentro do período de “vigência”.

Devido a seu elevado número de parcerias internacionais, a FEA está constantemente renovando seus convênios. Esse processo de renovação não é imediato, pois depende de vários fatores - principalmente logísticos e burocráticos, além do fato das instituições normalmente aproveitarem a oportunidade para discutir novas formas de cooperação, de modo a aperfeiçoar a parceria.  Apesar disso, em termos práticos, a parceria permanece ativa e a FEA continua enviando e recebendo alunos daquela universidade estrangeira, mesmo que o convênio original esteja com a “vigência” vencida para o sistema de convênios da USP.

A AUCANI, porém, entende que somente alunos selecionados para intercâmbio em instituições com convênios “vigentes” podem aplicar para o beneficio de bolsa de estudos.

Por essa razão, neste processo seletivo estamos destacando no quadro de vagas (com fundo amarelo) aquelas instituições parceiras cujos convênios com a FEA estejam ”vigentes”, e pedimos atenção especial para esse fato se o seu intercâmbio depender de uma possibilidade de bolsa.

Sobre a carta de recomendação:

O que é Professor Referência?

Para alunos de ADMINISTRAÇÃO, a carta de recomendação deverá necessariamente ser assinada pela Prof. Graziella Comini, coordenadora do curso. Alunos de ECONOMIA, CONTABILIDADE e ATUÁRIA devem procurar o seu respectivo professor-referência para assinar a carta e depois levá-la necessariamente para assinatura da coordenação da curso.