Criação de Vídeoaula

PROJETO VIDEOAULAS NA FEA

 
Introdução

Videoaula é uma aplicação multimídia que permite a apresentação de um conteúdo gravado, slides, e/ou outros documentos com o objetivo de apresentar, ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo de um curso.

Objetivo

O presente serviço tem por objetivo criar, armazenar e disponibilizar videoaulas a serem produzida pelo Laboratório de Aprendizagem e Ensino da STI-FEAUSP com a finalidade de apoiar as atividades de ensino da faculdade.
O serviço consiste na gravação das aulas em estúdio próprio e disponibilização na Internet através de login e senha. Consiste ainda na roteirização prévia do material e na criação de material complementar que se adeque a aula.
Este serviço está restrito a 20% da carga horária das disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, conforme a Portaria MEC nº 4.059, de 10/12/2004.

Sugestão de uso da videoaula
Aulas

Gravação de aula de 15 a 20 minutos, para substituição de aula presencial. Em complemento a essa atividade podem ser criadas atividades relacionadas, seguindo os exemplos disponíveis no site do LAE.

Apresentação de curso ou disciplina

Coordenadores/Professores das disciplinas poderão gravar um vídeo apresentado os objetivos do curso, bem como as atividades programadas e o retorno esperado. Este tipo de gravação pode também ser utilizadas para apresentação dos cursos para alunos CCInt.

Orientação de Estudos de Casos
Vídeos para orientar os alunos na aplicação de Estudos de Casos (ou outras atividades didáticas) a distância.
Entrevistas com professores visitantes

Gravação de entrevista com professores visitantes sobre sua especialidade, sobre sua última pesquisa. Sugere-se a participação do professor FEA responsável pelo convidado para criar as questões.

Questões pontuais de aulas

Gravação de questões que foram percebidas pelo professor como ponto de dúvidas de vários alunos de determinada turma.

Conceitos básicos

Gravação de conceitos básicos que são fundamentais para a aprendizagem dos alunos.

Feedback (ou revisão) de provas e trabalhos
Gravação de comentários gerais sobre as atividades de aula de determinada turma para acesso da mesma.
Instruções gerais em disciplinas de Monografia ou TCC e Estágio Supervisionado
Prazo de Entrega

Na maioria dos casos, um projeto é desenvolvido em 30 dias úteis, porém esse intervalo está sujeito a postergações nos casos de revisões de escopo ou briefing, normais em qualquer projeto customizado. O prazo pode variar de acordo com a complexidade do projeto.

Solicitação do Serviço
Preencha o Formulário de Solicitação disponível abaixo com as informações nele solicitadas e envie para labapre@usp.br, aos cuidados de Andréa Ximenes.