Professores eméritos

Estatuto USP

Artigo 93 – A Universidade e as Unidades poderão conceder o título de Professor Emérito a seus professores aposentados que se hajam distinguido por atividades didáticas e de pesquisa ou contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Parágrafo único – A concessão do título dependerá de aprovação de dois terços, respectivamente, dos componentes do Conselho Universitário ou das Congregações.

Foto da professora Alice Canabrava
Alice Piffer Canabrava
Economia

Alice Piffer Canabrava foi uma mulher de fibra. Ainda menina, rompera com os preceitos recomendados às garotas de sua época. Na maturidade, superou as barreiras do machismo vigente e tornou-se a primeira professora catedrática da Universidade de São Paulo (USP).

foto do professor Delfim Netto
Antonio Delfim Netto
Economia

Antonio Delfim Netto nasceu em São Paulo durante as comemorações do dia do trabalho de 1928.

Foto do Professor Atílio Amatuzzi
Atílio Amatuzzi
Contabilidade e atuária

Atillio Amatuzzi nasceu em São Paulo, capital, em 1902. Seu pai era dentista e fígaro, tal qual o de Sevilla, e sua mãe, dona de casa. De sangue italiano, foi um menino extremamente religioso, muito estudioso e apaixonado pela contabilidade. Tinha vocação para o ensino.

Foto da Professora Diva Pinho
Diva Benevides Pinho
Economia

Uma das mais dinâmicas docentes que a FEA já teve - seu papel extrapola o ensino e a pesquisa – a professora Diva Benevides Pinho plantou uma semente que, com certeza, perdurará por muito tempo: sensibilizou a “família feana” sobre a necessidade de se desenvolver uma cultura de

Prof. Eliseu Martins
Eliseu Martins
Contabilidade e atuária

Eliseu Martins, mineiro de Albertina, nascido em 1945, dirigiu a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) de 1998 a 2002.

Foto professor Juan Moldau
Juan Herstajn Moldau
Economia

Juan Herstajn Moldau, filho de pai polonês e mãe austríaca, nasceu em Cochabamba, Bolívia, em 1945. Seus pais, refugiados do holocausto em busca da América, “aportaram” no coração do continente, exatamente onde não há saída para o mar.

Lenita Corrêa Camargo
Administração

Natural de Tietê, no estado de São Paulo, a professora Lenita Corrêa Camargo foi pioneira na área de Finanças no departamento de Administração, tendo feito parte do primeiro corpo docente da Faculdade, como Auxiliar de Ensino, na equipe do professor Dorival Teixeira Vieira.

Foto do professor Bueno
Luiz de Freitas Bueno
Economia

“... Formado em engenharia pelo Mackenzie, foi o primeiro professor de Estatística Geral e Econômica da FEAUSP.

Foto do professor Milton Improta
Milton Improta
Contabilidade e atuária

Milton Improta nasceu em Bragança Paulista em 1910. Fez seus estudos no Colégio Santo Alberto, na Escola de Comécio Álvares Penteado e na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade São Paulo. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Ordem dos Economistas.

Foto Ruy Leme
Ruy Aguiar da Silva Leme
Administração

Ruy Aguiar da Silva Leme, nascido em 1925, paulistano, entrou pela primeira vez na então Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo (FCEA-USP) em 1957 para assumir o cargo de Diretor.

Páginas