Workshop comemora os 70 anos da RAUSP

A mais antiga revista científica vinculada ao departamento de Administração da FEAUSP acaba de completar 70 anos. Indexada ao SciELO e com a melhor avaliação da Capes (nível A2), a RAUSP – Revista de Administração passou recentemente por mudanças visando tornar-se o periódico mais importante na área de administração de empresas da América Latina. No ano passado, ao lado das outras revistas acadêmicas do departamento, a REGE (Revista de Gestão) e a RAI (Revista de Administração e Inovação), a RAUSP ganhou um publisher de peso, a Editora Elsevier, estratégia adotada para aumentar o fator de impacto dos artigos.

Para comemorar a data a FEA promoveu nos dias 10 e 11 de julho o workshop “RAUSP: 70 anos de história”. A abertura contou com a participação do diretor da Faculdade, Adalberto Fischmann, do chefe do EAD, Roberto Sbragia, e do coordenador do programa de pós-gradução em Administração, Moacir de Miranda. A editora da RAUSP, professora Sylvia Saes, convidou Maria José Tonelli, responsável pela Revista de Administração de Empresas da FGV, para resgatar o papel histórico da RAUSP na delimitação do campo da Administração no Brasil.

Um vídeo comemorativo dos 70 anos da RAUSP foi exibido ao público. Nele, Sylvia Saes destaca as mudanças realizadas no periódico ao longo do tempo, na busca constante pela qualidade e visibilidade. “Nesse sentido, houve a decisão de publicar os artigos online e no idioma inglês, visando uma maior comunicação com os pesquisadores internacionais”. Após a apresentação do vídeo, os editores da revista foram homenageados com a entrega da medalha comemorativa dos 70 anos.

O evento teve também um convidado estrangeiro, o professor da Universidade do Tennessee (EUA), Donald Huisingh, editor emérito do Journal of Cleaner Production, um dos principais na área de engenharia e gestão, que falou sobre “Learning how to plan, write, revise and publish top quality papers in top journals”.

Por fim, houve uma discussão a respeito de publicações de alto impacto na área da Administração. Eduardo Diniz, ex-editor da Revista de Administração de Empresas da FGV, destacou os desafios enfrentados pelos periódicos nacionais com a crescente importância dos indicadores internacionais de desempenho acadêmico, que incluem dilemas como decidir entre criar impacto internacional e perder a relevância nacional. Já o professor Luiz Mesquita, da Universidade do Arizona (EUA), destacou os assuntos mais relevantes tratados nos veículos internacionais voltados para os negócios.

Gente da FEA - agosto de 2017
Autor: Dado Nogueira