Time da FEA vence etapa brasileira e agora terá disputa em NY

Por Bruno Carbinatto

Os alunos da FEA Fernando Lopes (Contabilidade), Caio Pedron (Atuária) e Vinicius Gonçalves Oliveira (Administração de Empresas) conquistaram a vitória na etapa local do desafio CFA Institute Research Challenge, ocorrido no final de 2018. O trio de estudantes forma uma das equipes brasileiras que irão disputar a etapa regional (Américas) em Nova Iorque, nos Estados Unidos — a outra equipe também é da USP, mas da Escola Politécnica.

O CFA Institute Research Challenge é um desafio anual e global que visa incentivar a aproximação de universitários na prática de análise financeira e de investimentos. Nele, os alunos têm a oportunidade de pesquisar e produzir relatórios sobre empresas de capital aberto, ou seja, com ações na bolsa de valores, e decidir se vendem ou não as ações. Esse ano, a instituição analisada foi a Anima Educação, um grupo empresarial focado em ensino superior. Ao todo, a competição reúne cerca de cinco mil estudantes de todo o mundo, presentes em mais de mil universidades em 80 países.

Os alunos da FEA competiram na etapa Brasil com outras 17 faculdades, número recorde na competição, e conquistaram a vitória com seu trabalho. Eles foram orientados pela professora Liliam Carrete, do departamento de Administração, e dedicaram um semestre inteiro para estudos e preparação intensa para a apresentação final. Inicialmente formado por cinco membros, o grupo sofreu duas perdas na trajetória, mas superaram as adversidades e conseguiram se destacar na competição graças à “equipe enxuta”.

O resultado, no entanto, não foi inédito: na competição passada, a FEA também foi a vencedora da etapa local, consolidando o bicampeonato. Neste ano, pela primeira vez, o prêmio foi dado a duas equipes, por conta do alto número de participantes: o outro grupo vencedor também foi da USP, formado por alunos da Escola Politécnica — Nicholas Mardegan, Guilherme Polho, Breno Venturi, Arnaldo Sima e Marcelo Hamburger, orientados pelo professor Erik Eduardo Rego. Agora, ambas equipes viajam para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para disputar a etapa regional (Américas), nos dias 23 e 24 abril deste ano. Na mesma semana, os vencedores dessa fase enfrentam a etapa global, também em Nova Iorque.

segunda-feira, 28 Janeiro, 2019