Seminário “Governança Universitária em Tempos de Crise” marcará o lançamento de livro dia 4 de maio

Capa_livroSeminário “Governança Universitária em Tempos de Crise” e Lançamento do livro “Universidade em Movimento: Memória de uma Crise”

Dia 4 de maio, das 11h às 13h, na sala da Congregação, FEA-1

Realização: Diretoria da FEA, em conjunto com a FAPESP e a Editora Com-Arte.

Participantes: Adalberto Fischmann, Alexandre Sassaki, Carlos Antônio Luque, Carlos Henrique de Britto Cruz, Jacques Marcovitch, José Goldemberg, , Luiz Nunes, Nina Ranieri, Sergio Adorno e Vahan Agopyan.

Sobre o livro

A governança universitária é uma responsabilidade que não pertence apenas aos mandatários de momento. Ela vem de longe, desde o primeiro reitor e desde os primeiros pró-reitores, diretores de unidades ou chefes de departamentos. Este processo cumulativo, repleto de lições, não tem limites no tempo dos mandatos.

Possíveis exceções apenas confirmam esta regra de boa continuidade. A universidade de hoje é também fruto do trabalho dos que a fizeram ontem e a universidade do futuro será, em boa parte, o que pensamos, discutimos e equacionamos nos dias correntes.

Zelando pelo contínuo aprimoramento dos métodos de gestão, os dirigentes acadêmicos obrigam-se a asseverar uma segurança orçamentária, no curto, médio e longo prazos, capaz de oferecer o melhor ambiente possível de previsibilidade para a realização das atividades-fim da instituição.

A crise nascida entre 2010 e 2013, que é real, vem sendo uma dura prova. A Universidade de São Paulo, no entanto, se move. Uma fase de escassez de meios, necessária à recomposição de possibilidades, não impede a marcha em direção a novos objetivos.

É disso que trata este conjunto de reflexões movidas pelo devotamento à universidade pública e pelo respeito à sociedade que a mantém.

A academia deve ser por natureza um espaço permanente de busca e descoberta, independentemente da etapa especial que atravesse, como é o caso dos dias de hoje. O ensino e a pesquisa científica incorporam sempre esta preocupação e o mesmo se pode afirmar de uma governança universitária que assegure o seu livre exercício.

A liderança do dirigente universitário se mede pela capacidade na agregação de competências, pela formulação de um projeto para a academia e pela disposição de promover a renovação das lideranças dirigentes. O dirigente acadêmico, além do sólido conhecimento da área que lhe cabe gerir, detém, portanto, uma compreensão abrangente da universidade e é capaz de construir uma visão coletiva de futuro a ser viabilizada além da duração dos mandatos.

Este livro identifica as causas do desequilíbrio financeiro da Universidade de São Paulo, no período de 2010 a 2014. Além da análise factual, a obra propõe medidas para que desequilíbrios semelhantes sejam evitados no futuro. Trata-se de uma contribuição para o aprimoramento da governança universitária e da tomada de decisões nas universidades públicas brasileiras.

Jacques Marcovitch

Alexandre Sassaki