SemeAd 2020 discutiu impacto da pandemia nas organizações

João Mello

Organizado anualmente, o Seminários em Administração (SemeAd) da FEA ocorreu em novembro passado de forma totalmente online e teve como tema "COVID-19: Desafios para os Modelos de Gestão". Integraram o evento sessões científicas de apresentação de artigos, relatos tecnológicos e casos de ensino. Além disso, foram realizadas as Sessões Sapiens (mesas-redondas entre estudantes de pós-graduação e novos doutores), oficinas,  minicursos e outras atividades.

O SemeAd foi criado em 1996 com o objetivo de ser um espaço de compartilhamento das pesquisas em andamento de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Administração. Desde 2001, entretanto, o evento é aberto para toda a comunidade acadêmica. É hoje um dos eventos acadêmicos mais importantes da área, onde as pesquisas submetidas são avaliadas pelo sistema double blind review e os trabalhos aprovados são publicados em anais. Além disso, há premiação dos melhores trabalhos.

Em 2020, o objetivo dos seminários foi discutir como a pandemia afetou as organizações e seus modelos de gestão. No total, foram recebidos 2.585 trabalhos, tendo batido um recorde de 1.333 deles aprovados. Os temas mais discutidos foram Administração Pública (142 trabalhos aprovados), Marketing (118), Estudos Organizacionais (100) e Estratégia em Organizações (91). O número de congressistas (1.914) e avaliadores (2.244) também foi recordista, sendo que 50,9% dos autores de trabalhos aprovados eram da região Sudeste.

Domingo, 3 Janeiro, 2021