RAUSP aposta em internacionalização das publicações

A Revista de Administração da USP, a RAUSP, quer ampliar o alcance de suas publicações para o mundo. Para tanto, a professora Maria

Profa.  Maria Sylvia Saes
          Editora-chefe da RAUSP

Sylvia Saes tem organizado um projeto de produções em vídeo, de 2 a 4 minutos, em que os próprios autores apresentam suas pesquisas acadêmicas e científicas. A proposta já é tendência no exterior.

“É comum grandes journals colocarem vídeos de artigos que são interessantes. É como se fosse um marketing do artigo”, explica Saes. O intuito é começar a apostar cada vez mais nas multimídias. “Os vídeos são curtos, só com o principal recado do artigo, para instigar as pessoas que têm interesse no tema a irem atrás”, conta.

O objetivo, entretanto, não é só esse. Segundo a professora, o principal foco do projeto é internacionalizar as publicações e fazer com que a RAUSP tenha  mais citações no exterior. Muita gente não sabe que a USP lidera pesquisas de ponta. “A ideia é abrir o que a gente está fazendo para o mundo”, conclui. “Temos pesquisadores super bons mas que às vezes não são tão conhecidos por terem menos acesso aos journals internacionais.”

Para tanto, os vídeos, até agora, têm sido feitos em inglês. A ideia, para os próximos, é produzir vídeos em português, legendados em inglês, para que os alunos brasileiros também possam acessar com mais facilidade.

Andrea Ximenes
  Funcionária FEAUSP

Saes acrescenta que muita gente não sabe que a USP lidera pesquisas de ponta mundialmente. A estratégia pode ser atrativa à outras faculdades e institutos da Universidade.

A iniciativa também pode ser vista como uma forma de valorizar a produção acadêmica em um contexto de descrédito na Universidade no país, acredita Andrea Ximenes, que auxilia a professora na gravação e edição dos vídeos.

Ximenes crê que a estratégia de recursos visuais é pedagogicamente agregadora para a sala de aula e pode ser ampliada para os cursos por meio da disponibilização de videoaulas, também produzidas na FEA.

Os vídeos produzidos pela RAUSP podem ser acessados no site da Revista ou em sua página no YouTube

Gente da FEA - agosto de 2019
Autora: Giovanna Costanti